Elias, um profeta de Deus

"O Reinado de Acabe em Israel"

" E Acabe, filho de Onri, começou a reinar sobre Israel no ano trigésimo oitavo de Asa, rei de Judá; e reinou Acabe, filho de Onri, sobre Israel, em Samaria, vinte e dois anos.
E fez Acabe, filho de Onri, o que era mau aos olhos do Senhor, mais do que todos os que foram antes dele. "
( I Reis 16. 29-30  )
_________________________________________________________________________

"As Profecias de Elias"

" Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.
Depois veio a ele a palavra do Senhor, dizendo:
Retira-te daqui, vai para o oriente e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem.
Então, fez conforme a palavra do Senhor e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã; como também pão e carne á noite; e bebia do ribeiro.
E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra. " 
( I Reis 17. 1 ao 7 ) 

Hoje o post é uma pequena mensagem sobre Elias que foi um profeta de Deus.
E não dá pra falar de Elias sem citar o rei Acabe porque mesmo vivendo em caminhos tão diferentes, eles se encontraram. 
Na parte de cima onde transcrevi o trecho sobre Acabe, em apenas um versículo dá para saber como ele era. Um homem que não temia a Deus e ainda fez o que era mal e foi ainda pior do que os reis  anteriores.

Por outro lado, no trecho transcrito sobre Elias, em apenas um versículo também, podemos ver que ele era um homem de Deus, um profeta verdadeiro, o que falava, se cumpria.

Isso nos mostra o quê? 
Nos mostra que ainda que homens ímpios reinem na terra, ainda que a maldade impere e a idolatria a outros deuses se faça presente, o Deus vivo e verdadeiro sempre tem formas de agir e mostrar QUEM é o verdadeiro Rei e Senhor da terra.
Ele levanta homens justos e íntegros para fazer a Sua vontade e levar a Sua poderosa palavra aonde e para quem ELE quiser. Ele manda nos homens, nos reis e nos animais.

Acabe mesmo sendo rei de Israel não honrava o Senhor, muito pelo contrário, foi ímpio e não se arrependeu mas os olhos do Deus Eterno estavam sobre ele e assim não pôde fugir da sentença divina para sua vida.

Elias, obedecia ao Senhor e fazia tudo o que Ele mandava ainda que isso colocasse a sua vida em risco. No decorrer de sua trajetória,  nem tudo foi fácil pra ele, teve que fugir de Acabe e esconder-se em uma caverna, enfrentou solidão e teve muita tristeza mas Deus o honrou do começo ao fim porque o Santo de Israel é fiel na vida de seu povo.

Veja o fim de Elias:
"Elias é Elevado aos Céus"

"Sucedeu que, quando o Senhor estava para  elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu de Gilgal com Eliseu.
E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho."
( II Reis 2. 1 e 11)


Já para Acabe, rei de Israel o seu fim foi muito doloroso e triste:
"A morte de Acabe"

"Então um homem armou o arco, atirou a esmo e feriu o rei de Israel por entre as fivelas e as couraças; então ele disse ao seu carreteiro: Dá volta e tira-me do exército, porque estou gravemente ferido.
E a peleja foi crescendo naquele dia e o rei foi sustentado no carro defronte dos siros; porém ele morreu à tarde; e o sangue da ferida corria para o fundo do carro.
E morreu o rei, e o levaram para Samaria onde o sepultaram.
E, lavando-se o carro no tanque de Samaria, os cães lamberam o seu sangue (ora as prostitutas se lavavam ali), conforme à palavra que o Senhor tinha falado."
(I Reis 22. 34, 35, 37 e 38) 


E assim, vemos a recompensa daquele que serve  ao Deus Único e Verdadeiro e em contrapartida, o destino de quem prefere seguir a deuses falsos e estranhos como Baal.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SALMO 91 - LIVRAMENTO

A família de José

A família de Eli