Quem escreveu a Bíblia


Olá... hoje vou dar continuidade à série de postagens que iniciei na última quinta-feira sobre a Bíblia, ou melhor, "Histórias da Bíblia". Até hoje será a introdução mas na semana que vem, irei trazer a primeira história (contada por mim em poucas palavras e trazendo também um novo ângulo, ou seja, Deus sempre tem algo novo a nos ensinar).

Hoje eu vou falar sobre alguns dos homens que escreveram o livro sagrado e por que eles foram escolhidos. 
Sim. A Bíblia, que nada mais é do que a Palavra do Deus vivo, foi escrita por ser humano mas não foi qualquer um.
Os autores dos textos sagrados foram pessoas que tiveram experiências reais com Deus e que depois foram iluminadas e dirigidas pelo divino Espírito Santo para relatarem todos os acontecimentos bíblicos que ocorreram no tempo passado, presente e ainda no tempo futuro. 
Eles viram, com seus próprios olhos, coisas sobrenaturais acontecer, ouviram a voz do Senhor e sentiram o seu grande poder em suas vidas. Tudo foi feito com muita responsabilidade e convicção porque afinal, as coisas de Deus são muito sérias  e suas verdades são imutáveis. 

Então vamos lá.

MOISÉS
(Êxodo 24 / 33.18-23 / 34.29-35) 
Foi aquele homem que ouviu o Senhor Deus falar com ele de muito perto. Viu muitos sinais e prodígios acontecer diante de seus olhos e conduziu o povo de Israel rumo à terra prometida. No deserto teve experiências muito intensas com o Soberano quando chegou a subir no monte Sinai e viu a glória de Deus. Ele chegou tão perto do Criador que quando desceu do monte o seu rosto brilhava.
Moisés foi declarado o pastor de Israel e cumpriu sua missão até o fim.

 DAVI
(leia I Samuel 13.14) 
A história de Davi é muito conhecida por todos e nós sabemos que ele foi um homem que, desde a sua juventude, demonstrou ter muita coragem e fé em Deus. Ele foi pastor de ovelhas, enfrentou e derrotou o gigante Golias e depois se tornou rei de Israel.
 Davi foi muito bem sucedido em várias fases de sua vida. Teve o seu reinado aprovado pelo Senhor e mesmo tendo cometido alguns erros bastante graves (mesmo tendo se arrependido sofreu sérias consequências pelos seus pecados), ele foi considerado um "homem segundo o coração de Deus" 

 SALOMÃO 
 (leia I Reis 3.5-15)
Filho do rei Davi, Salomão também não foi um homem qualquer.
Ele foi aquele que bem no começo de seu reinado e se sentindo incapaz de governar uma grande nação sozinho, pediu a Deus sabedoria.
Deus se agradou e atendeu o seu pedido e ainda lhe deu muito mais: riquezas e glória.
 Sabia que Salomão foi o homem mais sábio que já existiu?
Ele é autor dos livros de Provérbios, Eclesiastes e Cantares

JOÃO
(leia João 21.20 / Apocalipse 1) 
 Ele foi o discípulo amado de Jesus (fazia parte dos amigos intímos do Mestre) e viveu bem de perto vendo os milagres, aprendendo e convivendo com o Salvador. 
 João se tornou apóstolo e escreveu o o quarto Evangelho e ainda o último livro da Bíblia intitulado de Apocalipse que narra as visões do céu que ele teve e nos informa sobre os acontecimentos finais. 

 PAULO
(leia Atos 9.1-31 e diversas cartas às igrejas de Cristo) 
Ele não era cristão. E ainda perseguia os seguidores de Jesus. Mas tudo isto mudou quando ele teve um encontro com o Jesus que ele perseguia.
Seus olhos espirituais foram abertos e ele viu o quão errado ele era.
 Sua conversão foi tão intensa que Paulo se transformou em um grande homem de Deus e apóstolo de Cristo e se tornou autor de muitos livros da bíblia que ele escreveu na forma de carta às igrejas da época. 

__________________________________________________

Estes são alguns dos autores mais conhecidos da Bíblia Sagrada.
Foram homens que amavam a Deus e que obedeciam aos mandamentos divinos.
Eles tinham muita fé e foram fiéis ao Senhor (Salomão se desviou do caminho reto por fim mas Deus não anulou o que já havia feito na vida dele).
Essas pessoas deixaram um grande exemplo de vida e legado de fé e foram inspiradas pelo Espírito Santo no ofício de escrever a palavra de Deus para a humanidade.

Mas sabendo que:
Em todos os momentos, em todas as palavras e textos o Senhor Deus, criador do universo, estava presente e dirigindo os seus servos. Por isso que:  na Bíblia não há erro ou contradição.
É sim uma carta de Deus para o ser humano.
Uma carta de amor, de instrução e de muito valor.

"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;"
 (II Timóteo 3.16) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SALMO 91 - LIVRAMENTO

A família de José

A família de Eli