Pular para o conteúdo principal

"Cristo e o Apocalipse" - Cartas às Igrejas (Introdução e Éfeso)

 [ Nova Série Bíblica: Cristo e o Apocalipse - Cartas às Igrejas ] 

Olá... Dentro do Especial "Dezembro para Jesus", teremos aqui uma série bíblica chamada "Cristo e o Apocalipse..." que será publicada nos domingos deste mês. 
Então vamos lá. Já adianto que não será um estudo do livro do Apocalipse inteiro. O foco desta série será as cartas escritas às igrejas da Ásia por meio da revelação divina ao apóstolo João. Nos dias atuais, é tão necessário falarmos desses temas não é mesmo? Precisamos voltar à Palavra.
E o Senhor tem uma mensagem para o seu povo. Ele contempla a Sua Igreja, tanto as boas como as más obras. E AINDA HÁ TEMPO. Para mim, para você e para quem mais quiser aproveitar a oportunidade.
Ainda há tempo para revermos as nossas obras e os nossos caminhos, nos arrependermos e voltarmos os nossos corações para Áquele que nos criou. 

Introdução 

"REVELAÇÃO DE Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer, e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João seu servo; 
Bem-aventurado aquele que lê, e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo." 

Saudação às Igrejas

"João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, que era e que há de vir...
E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Aquele que nos amou e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados.
E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém." 

A Visão de Cristo 

"Eu João, que também sou vosso irmão e companheiro na aflição, no reino, e na perseverança de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo. 
Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, 
Que dizia: o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia...
E virei-me para ver quem falava comigo. E virando-me, vi sete castiçais de ouro; 
E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida e cingido pelos peitos com um cinto de ouro.
E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo; 
E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas.
Ele tinha na sua destra sete estrelas e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece." 



É este Jesus, o Cristo glorificado, que falou com João e hoje também fala com a Sua Igreja.
Tudo isso está na Bíblia Sagrada. Vamos dar crédito à palavra do Senhor.
Não é uma mensagem que serviu apenas para o povo daquele tempo. Não. Ela ficou registrada nas Escrituras e temos acesso a ela até hoje, pois o Senhor tem amor por nós e não quer nos perder. 
João recebeu a revelação, teve essa visão gloriosa de Cristo e continua a relatar: 
"E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; mas ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas. Eu sou o primeiro e o último, 
E o que vivo e fui morto, mas eis que estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno."  

Mensagem à Igreja de Éfeso 

"ESCREVE AO anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro: 
Eu conheço as tuas obras, o teu trabalho e a tua perseverança, e que não podes suportar os maus; que puseste à prova os que dizem ser apóstolos e não são, e tu os achaste mentirosos. 
E sofreste, tens paciência, trabalhaste pelo meu nome e não te cansaste.
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te pois, de onde caíste, arrepende-te e pratica as primeiras obras; pois se não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. 
Tens, porém, isto: Que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também aborreço. 
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus."  

Aí está a palavra do Senhor para a nossa vida. 
Nós somos a Sua Igreja, que simboliza o Corpo de Cristo.
E um corpo é formado por várias partes - que são os membros.
Então, na igreja do Senhor, há diferentes tipos de cristãos, por isso, essas cartas de Apocalipse foram endereçadas a diferentes tipos de igrejas.
Mas, seja como for, o Senhor está nos vendo.
E Ele não enxerga somente os nossos erros e pecados. Não. Ele também vê as nossas boas obras.

O que o Senhor tem para nos falar, por meio dessa carta a igreja de Éfeso, é que: 

Como essa igreja e os cristãos que dela faziam parte, hoje há muitos que também se enquadram nessa situação. 
Tem pessoas que vão se encaixar nessa palavra, e outras não.
Porém, a mensagem permanece: 

O Senhor, o teu Salvador, te conhece e tem visto o teu esforço em agradá-lo e que tens reprovado os que não são cristãos verdadeiros.
Tu tens fé, tens sido paciente e tens trabalhado pelo nome de Cristo.
Você, como igreja, não suporta as falsas doutrinas e isto é muito bom.
Mas tem uma coisa que você precisa consertar: 
Tu deixastes o primeiro amor, deixaste as primeiras obras.

Lembras, o que você fazia antes, quando te converteu?  
Como fazias tudo para agradar a Cristo e não se importava com que os outros iam pensar? 
Quando obedecia a palavra em tudo e buscava a presença divina com fervor e total devoção? 
É isto. Voltar ao primeiro amor: à entrega total ao Senhor Jesus, à pureza de coração. 

Onde foi que você parou? O que te fez desviar do objetivo eterno? 
Cristo pede arrependimento e retorno às primeiras obras.
Senão, ele breve virá pedir conta.
Porém, a recompensa é certa para aquele que obedecer. 

Esta foi a palavra do Senhor para nossa vida.
A caminhada com Cristo pede seriedade, entrega e fidelidade até o fim. 
Ele vê a nossa luta e está conosco para nos ajudar.
Mas para quem deixou, ainda é tempo de voltar ao primeiro amor.  

"O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas."

Trechos bíblicos de: 
Apocalipse 1 
Apocalipse 2. 1 ao 7

[ no próximo domingo, querendo Deus, trarei a continuidade desta série ]

E o Especial Dezembro para Jesus continua com mais mensagens nesta semana. 
(terças e quintas) 

Obrigada e volte sempre que desejar.







Postagens mais visitadas deste blog

SALMO 91 - LIVRAMENTO

Eu queria ter feito este post há 2 semanas mas não deu e no último fim de semana foi iniciado mas por problema técnico não foi possível finalizar. Hoje sim foi concluído graças a Deus. A luta é travada mas a obra de Deus não pode parar e tudo é para glória dele. Aqui no blog também já tem uma postagem sobre o Salmo 91, neste link , a palavra de Deus é a mesma, ela não muda, mas eu pensei em livramento e senti de escrever sobre isso novamente. Hoje vou colocar apenas alguns versículos porque o texto é bem conhecido e podemos lê-lo inteiro na Bíblia também. salmo 91: 1. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. 2. Dirá do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. 9. Porque o Senhor é o teu refúgio; o Altíssimo a tua habitação. 10. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. 14. Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu

A família de José

  [Série Bíblica: Família] Na segunda parte da série "Família" , vou falar sobre a família de José do Egito. Quando estava pensando nas famílias da Bíblia para colocar nesta série, vi que na verdade nenhuma família relatada nas escrituras era perfeita. E a realidade é essa: não existe família perfeita. Mas há um Deus que pode agir na vida das pessoas de uma forma maravilhosa e mudar os seus destinos, não importa o que tenha acontecido.  No post de hoje veremos parte da história de uma família onde aconteceram muitas coisas: boas e ruins e como as ações de seus integrantes se refletiram anos mais tarde.  Em primeiro lugar, a bíblia nos traz histórias de seres humanos normais como nós e podemos até mesmo nos identificar com seus comportamentos e atitudes.  E certamente a família de José tem muito a nos ensinar.  Então vamos...  José  José , era um dos 12 filhos de Jacó. Ele, junto com o caçula Benjamim, eram filhos da mesma mãe: Raquel, e eram os mais novos da família.  José,

SALMO 46 - A Fé Perfeita em Deus

" Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não será abalada: Deus a ajudará ao romper da manhã. As nações se embraveceram; os reinos moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu. ️O Senhor dos Exércitos está conosco: o Deus de Jaco é o nosso refúgio. Vinde, contemplai as obras do Senhor, que desolações tem feito na terra! Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra: quebra o arco e corta a lança: queima os carros no fogo. Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra. ️O Senhor dos Exércitos está conosco: o Deus de Jaco é o nosso refúgio. Aqui está a palavra do Senhor