Fidelidade a Deus

Hoje eu vou falar, mostrando na Bíblia, sobre como é importante e necessária a nossa fidelidade a Deus e as consequências da infidelidade a Ele. 
E para falar de fidelidade ou infidelidade, nada melhor do que tomar o exemplo do povo de Israel, não é mesmo? 
A Bíblia Sagrada está cheia desses exemplos, e que bom, pois podemos tomar como lição ou lições para nós.
Por isso, vamos a mensagem de hoje. 

Está no livro de: 

JUÍZES 2 

1 - E SUBIU o anjo do Senhor de Gilgal a Boquim, e disse: Do Egito vos fiz subir, e vos trouxe à terra que a vossos pais tinha jurado e disse: Nunca invalidarei a minha aliança convosco.

Veja aí que estamos falando de um Deus que é FIEL, ou seja, um Deus que honra e CUMPRE a Sua palavra. 

2 - E, quanto a vós, não fareis acordo com os moradores desta terra, antes derrubareis os seus altares; mas vós não obedecestes à minha voz. Por que fizestes isso? 

Veja também que Israel é um povo infiel. Tal como o Senhor perguntou à mulher lá no início da criação quando pecaram, ele pergunta para o seu povo: 
"... Por que fizestes isso?" 

Não há pecado sem consequência: 

3 - Assim também eu disse: Não os expulsarei de diante de vós; antes estarão como espinhos nas vossas costas, e os seus deuses vos serão por tropeço. 

Quando há infidelidade a Deus, aparece toda sorte de tropeço: o inimigo não vai embora, os problemas não têm fim.

Josué, líder do povo, morreu, e depois toda aquela geração que tinha vivido com ele e visto a obra de Deus, morreu.
A geração seguinte, não tomou conhecimento da história pregressa de Israel, não se interessou em conhecer o seu Deus, mas a verdade é que a aliança continuava valendo e os mandamentos divinos não haviam mudado: 

11 - Então fizeram os filhos de Israel o que era mau aos olhos do Senhor e serviram aos baalins.
12 - E deixaram ao Senhor Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito e serviram a outros deuses, dentre os deuses dos povos, que havia ao redor deles, e os adoraram, provocando a ira do Senhor.
13 - Porquanto deixaram ao Senhor e serviram a Baal e a Astarote. 

 Algo que o Senhor Deus não tolera é a idolatria [ação de cultuar ídolos; o culto das imagens e/ou das esculturas de santos] definição do dicionário online.
A idolatria era uma prática comum dos outros povos, porque esses povos não tinham um Deus, não conheciam o Deus verdadeiro. Mas esse não era o caso de Israel. Israel sempre teve um Deus, que fazia tudo por eles.
E afinal, o Senhor é o único Deus que há. Não tem por que adorar a ídolos ou imagens de escultura. 

Sabendo ainda que: idolatria não é somente cultuar imagens mas envolve também adorar algo ou alguém demonstrando "excesso de amor, admiração de forma exagerada", segundo o dicionário da língua portuguesa. 
Em resumo: se torna idolatria o que tira o lugar de Deus em nossa vida, pois ao invés de O adorarmos, passamos a adorar outros seres, dando todo o nosso tempo e todo o nosso amor a eles somente. 

Vamos refletir agora: 
A quem de fato adoramos? 

O mesmo Deus que demonstra amor e compaixão pelo seu povo, é o mesmo Deus que também demonstra ira (isso faz parte de sua justiça): 

14 - Por isso a ira do Senhor se acendeu contra Israel, que os entregou na mão dos espoliadores para os despojarem; e os entregou na mão dos seus inimigos ao redor e não puderam mais resistir diante dos seus inimigos.

15 - Por onde quer que saíam, a mão do Senhor era contra eles para o mal, como o Senhor tinha falado e como lhes tinha jurado; e estavam em grande aflição. 

O Senhor Deus LIVRA mas também entrega na mão do inimigo.
O Senhor Deus dá mas também ele tira.
Israel viveu isso na pele e o mesmo acontece hoje para quem conhece a Palavra e não obedece. Com Deus ninguém brinca. 
O Senhor provou a Israel pra saber se sem um líder, o povo continuaria fiel a ele.
A questão é: a fidelidade não precisa de tempo e nem de lugar. Quem é fiel permanece fiel com líder ou sem líder, na igreja ou em outro lugar.

Israel foi espoliado. O que é espoliar? Significa: "fazer com que alguém deixe de possuir algo que lhe pertence, através de meios ilícitos, ilegais, fraudulentos ou violentos; roubar."
Deus permitiu que o seu povo perdesse suas posses. 
O Senhor jura para o bem e também jura para o mal.
Ele fica a FAVOR porém também fica contra o seu povo e o coloca em aflição. 

Deus é mau? Não. Ele continua sendo BOM.
Isso faz parte da correção de um Pai amoroso para com os seus filhos rebeldes: 

"Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso e arrepende-te." 
(Apocalipse 3.19) 

"Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem."
(Provérbios 3.12) 


crédito: pixabay 


Voltando a Juízes capítulo 2: 
E como Deus, mesmo em sua ira, continua sendo um Pai de amor para os seus filhos, ele providencia a libertação e o socorro: 

16 - E levantou o Senhor juízes, que os livraram da mão dos que os despojaram.

Israel teve um período em sua história em que teve como líderes os juízes que o Senhor havia levantado para julgar suas causas e lhes defender.
Infelizmente, o povo não soube aproveitar e agradecer: 

17 - Porém, tampouco ouviram aos juízes, antes prostituíram-se servindo a outros deuses e os adoraram; depressa se desviaram do caminho...

18 - E, quando o Senhor lhes levantava juízes, o Senhor era com o juiz e os livrava da mão dos seus inimigos, todos os dias daquele juiz; porquanto o Senhor se compadecia deles pelo seu gemido, por causa dos que os oprimiam e afligiam. 

Está vendo? Nunca duvide da bondade e da fidelidade do Senhor Deus para com o seu povo. 
Ele é BOM de verdade, fiel à sua palavra e muito misericordioso. 
Quando algo não vai bem em nossa vida, certamente o erro está em nós (a não ser que estejamos sendo provados como foi Jó). 

Mesmo assim, o Senhor nunca vai tolerar o pecado, que significa desobediência ou rebelião a ele:  

19 - Porém sucedia que, falecendo o juiz, reincidiam e se corrompiam mais do que seus pais, andando após outros deuses, servindo-os e adorando-os; nada deixavam das suas obras, nem do seu obstinado caminho.

20 - Por isso a ira do Senhor se acendeu contra Israel e disse: Porquanto este povo transgrediu a minha aliança, que tinha ordenado a seus pais e não deram ouvidos à minha voz, 

21 - Tampouco desapossarei mais de diante deles a nenhuma das nações, que Josué deixou... 

Se há transgressão às leis divinas, o inimigo não vai embora, não há paz, não há segurança. 
Pois, onde o pecado entra a benção de Deus não pode ficar. 

A desobediência do povo de Israel não parou aí, ela continuou e assim também, a sua opressão não acabou.
Sabe por que? 

A fidelidade é uma escolha.
A infidelidade também.

É você quem escolhe: ser fiel ou não. E Deus te permite fazer isso. Mas ele não te livra das consequências. 

Saibamos de uma vez por todas: 
O SENHOR DEUS DE ISRAEL e nosso Deus também, não faz acordo com nenhum tipo de pecado. Ele não aceita que sirvamos a outros deuses (que na verdade não são deuses) ou adoremos a qualquer coisa ou pessoa no sentido da veneração.

Portanto, podemos escolher: a quem vamos adorar?
Vamos ser fiéis a Deus ou não? 

Lembrando ainda que as nossas escolhas são refletidas em nossas ações e atitudes, por isso, não adianta somente falar. 
Todos os dias, em todos os momentos e lugares podemos provar se somos fiéis a Deus ou não e ele está nos vendo.
Você quer ser fiel ao Senhor? 
Tire os ídolos do seu caminho, não se curve e não se prostre a quem não pode te livrar e te salvar. Somente o Senhor é o verdadeiro Deus e que merece a nossa adoração. 
Não coloque pessoas, animais e coisas materiais acima de Deus, porque isso também é idolatria. 
Estude, se informe e obtenha conhecimentos mas não deixe que a ciência, a tecnologia ou ideologias tomem o lugar da Bíblia Sagrada em sua vida. A Palavra de Deus sempre deve falar mais alto.  

Tal como contemplava Israel, hoje o Senhor nos contempla para ver a nossa fidelidade a ele: 

Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.

(Salmos 101.6) 

 

A nossa fidelidade é NOTADA por Deus. Imagine que maravilhoso. 
Quem é fiel, tem um "banquete" de bençãos em sua vida, enquanto que aos infiéis somente lhes resta a opressão, perdas e dores, até que se arrependam.

Deus é FIEL e ele zela pela sua aliança.
Foi assim com Israel e é assim com  a Igreja quando temos uma Nova Aliança, por meio de Jesus Cristo e seu sacrifício na cruz.
Essa nova aliança tem o preço de sangue e como toda aliança, é algo muito sério para que possa ser quebrado. 
Uma vez que nos comprometemos com o Senhor, devemos ser fiéis até fim e somente a ele, porque não dá para agradar a dois senhores: 

"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom." 
(Mateus 6.24) 

Fidelidade é uma escolha.

"Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais...

Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses (...); porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor."
(Josué 24. 14-15) 

Cada um pode escolher... 
O povo de Israel disse: 

"... Nunca nos aconteça que deixemos ao Senhor para servirmos a outros deuses; 
Porque o Senhor é o nosso Deus; (...) e o que tem feito estes grandes sinais aos nossos olhos, e nos guardou por todo o caminho que andamos...

Josué respondeu: 

"... Não podereis servir ao Senhor, porquanto é Deus santo, é Deus zeloso, que não perdoará a vossa transgressão nem os vossos pecados.
Se deixardes ao Senhor e servirdes a deuses estranhos, então ele se tornará, e vos fará mal e vos consumirá, depois de vos ter feito o bem.

Então disse o povo a Josué: Não, antes ao Senhor serviremos.

E Josué disse ao povo: Sois testemunhas contra vós mesmos de que escolhestes ao Senhor, para o servir...
Deitai, pois, agora, fora os deuses estranhos que há no meio de vós e inclinai o vosso coração ao Senhor Deus de Israel."  
(Josué 24. 16-17-19-20-21-22-23) 

Aliança é aliança, juramento é juramento.
O Senhor Deus leva muito a sério a sua palavra e é fiel ao seu pacto.
Ele espera o mesmo do seu povo, afinal não se trata de brincadeira. Devemos ter maturidade espiritual. 
Ou somos fiéis a Deus ou não somos, não há meio termo, não existe "meio-fiel".

Seja fiel ao Senhor. No tempo bom, no tempo ruim. No momento fácil e no momento difícil, pois quem é fiel não tem com o que se preocupar:  

"Mas fiel é o Senhor, que vos confirmará e guardará do maligno."
(II Tessalonicenses 3.3) 


"E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei, entra no gozo do teu Senhor." 
(Mateus 25.21)  

"... Sê fiel até à morte e dar-te-ei a coroa da vida."   
(Apocalipse 2.10) 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SALMO 91 - LIVRAMENTO

A família de José

A família de Eli