Pular para o conteúdo principal

O diabo e o paraíso

A mensagem de hoje é para nos mostrar como, em todos os momentos e em todos os lugares, devemos ficar atentos e vigilantes em tudo e principalmente, com a nossa vida espiritual. 
Pois, a partir do momento em que a ordem divina é desobedecida, as coisas se complicam.
Não é e nunca será demais nos lembrarmos disso, então vamos ao texto bíblico. 

Gênesis 3 

1 - ORA, A serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?

O diabo também está no paraíso. 
E ele sempre vai traçar uma estratégia para desviar o ser humano do caminho correto e assim, tirá-lo do paraíso. 
O diabo não quer ver nós obedecendo aos mandamentos divinos e tendo comunhão com o Criador.
Ele vai aparecer no caminho nos fazendo DUVIDAR da palavra de Deus: 

4 - Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis!

Satanás sempre vai contrariar: se Deus disse que vai morrer, ele diz que não vai morrer; se Deus disse que é mau, Satanás diz que é bom.
Foi assim com a mulher e Adão e pode acontecer o mesmo conosco, se não vigiarmos. 

No paraíso está tudo bem, está tudo bom. Não falta nada.
Há paz, alegria e a presença do Senhor Deus. 
Mas é muito importante para todos nós estarmos atentos porque o mal existe e ele se encontra também no paraíso.
Ele vai chegar e te oferecer o fruto proibido. Ele vai fazer você acreditar que afinal, Deus não está tão certo e se há algo ainda melhor e maior que eu possa provar e ter, por que não?
Esse "por que não" foi o motivo da queda e da desgraça do homem: 

6 - E vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto e comeu, e deu também a seu marido e ele comeu com ela. 

O diabo nunca vai oferecer algo aparentemente ruim ou feio. Ele é habilitado em enganar e iludir, então tudo o que ele propõe PARECE ser muito bom.
Mas nunca acredite no diabo. Ele é mentiroso e não merece a menor confiança.
Ele te oferece algo assim para fazer você pecar contra Deus e ficar longe da presença divina, se sentindo infeliz e culpado: 

8 - E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus... 

Adão e a mulher ainda estavam no paraíso mas eles tinham pecado.
E por causa disso, o paraíso deixou de ser um paraíso.
O homem e a mulher já não estavam mais em paz, não tinham mais alegria.
Eles sabiam que Deus os via e também os questionaria sobre o que tinha acontecido: 

9 - E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?

Quando o ser humano peca, sua tendência é se esconder de Deus, pois ele sabe que fez algo errado. 
Mas saibamos que o momento da conversa séria com o Senhor chega, e para Adão e a mulher não demorou chegar. 

O diabo está no paraíso e ele vai tentar tirar o homem de lá. 
Com Adão e Eva ele conseguiu.
Hoje, o paraíso terreno não existe mais mas podemos ter uma vida maravilhosa nesta terra tendo a presença de Deus conosco.
Ainda assim, saibamos que o diabo tentará, de todas as formas, nos tirar desse paraíso. 
E ele sempre vem nos oferecendo algo atrativo ou uma proposta fascinante. 
Mas como saber que se trata de algo diabólico?
É simples: se contrariar a palavra de Deus é uma proposta do diabo.
Se é algo que o Senhor Deus já proibiu, tenha certeza que isso vem de Satanás.
Se Deus já disse que "não pode" e vem alguém dizendo: "pode!", "não tem problema", "você vai ter uma outra visão", "você vai provar algo diferente", "será inesquecível", saiba que se trata de uma grande cilada. 

As leis divinas não foram feitas para serem desobedecidas.
Deus é o Criador e Senhor de tudo. Ele sabe o que faz, ele sabe o que ordena. 
Portanto, ignore a voz do diabo e deixe Deus falar mais alto em sua vida. 



O diabo pode estar querendo te tirar do paraíso de seu casamento, ou do seu emprego honesto, do paraíso da comunhão com Deus para te oferecer algo aparentemente melhor mas acredite: É ENGANO. Além de você perder o paraíso, terá que lidar com as consequências de seu pecado que são várias:
 

16 - E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.

17 - E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. 

18 - Espinhos e cardos também te produzirá; e comerás a erva do campo. 

19 - No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. 

Não há pecado sem consequência.
E quem peca, não pode continuar no paraíso: 

23 - O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra da qual fora tomado. 

Até hoje, os seres humanos estão debaixo dessas consequências que o Senhor Deus determinou naquele dia para Adão e a mulher: dor no parto, trabalho para sobreviver, morte... 

Quando nos perguntarmos: Ah, por que isso, Deus? Lembremo-nos que é a consequência do pecado.
Se alguém questionar: Por que a terra está desse jeito? A resposta está lá no início: o ser humano ultrapassou limites que não eram para ser ultrapassados. 
Até hoje a humanidade sofre e todos - sejam pobres ou sejam ricos - estão sujeitos à dores, males e à morte porque NINGUÉM pode mudar o que Deus determinou. 

E quando estiver tudo bem em sua vida e você se achar no paraíso, tome cuidado e redobre a atenção: o diabo vai chegar nesse paraíso com o único intento de tirar você de lá e te levar para longe da presença de Deus. 

"E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás."                                                             (Gênesis 2. 16-17)



Postagens mais visitadas deste blog

SALMO 46 - A Fé Perfeita em Deus

" Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não será abalada: Deus a ajudará ao romper da manhã. As nações se embraveceram; os reinos moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu. ️O Senhor dos Exércitos está conosco: o Deus de Jaco é o nosso refúgio. Vinde, contemplai as obras do Senhor, que desolações tem feito na terra! Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra: quebra o arco e corta a lança: queima os carros no fogo. Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra. ️O Senhor dos Exércitos está conosco: o Deus de Jaco é o nosso refúgio. Aqui está a palavra do Senhor

SALMO 91 - LIVRAMENTO

Eu queria ter feito este post há 2 semanas mas não deu e no último fim de semana foi iniciado mas por problema técnico não foi possível finalizar. Hoje sim foi concluído graças a Deus. A luta é travada mas a obra de Deus não pode parar e tudo é para glória dele. Aqui no blog também já tem uma postagem sobre o Salmo 91, neste link , a palavra de Deus é a mesma, ela não muda, mas eu pensei em livramento e senti de escrever sobre isso novamente. Hoje vou colocar apenas alguns versículos porque o texto é bem conhecido e podemos lê-lo inteiro na Bíblia também. salmo 91: 1. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. 2. Dirá do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. 9. Porque o Senhor é o teu refúgio; o Altíssimo a tua habitação. 10. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. 14. Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu

A família de José

  [Série Bíblica: Família] Na segunda parte da série "Família" , vou falar sobre a família de José do Egito. Quando estava pensando nas famílias da Bíblia para colocar nesta série, vi que na verdade nenhuma família relatada nas escrituras era perfeita. E a realidade é essa: não existe família perfeita. Mas há um Deus que pode agir na vida das pessoas de uma forma maravilhosa e mudar os seus destinos, não importa o que tenha acontecido.  No post de hoje veremos parte da história de uma família onde aconteceram muitas coisas: boas e ruins e como as ações de seus integrantes se refletiram anos mais tarde.  Em primeiro lugar, a bíblia nos traz histórias de seres humanos normais como nós e podemos até mesmo nos identificar com seus comportamentos e atitudes.  E certamente a família de José tem muito a nos ensinar.  Então vamos...  José  José , era um dos 12 filhos de Jacó. Ele, junto com o caçula Benjamim, eram filhos da mesma mãe: Raquel, e eram os mais novos da família.  José,