Pular para o conteúdo principal

Série Bíblica: Jacó - Parte II

[Série Bíblica: Jacó - parte II] Hoje vamos para a segunda parte da história de Jacó. Já sabemos que Esaú seu irmão lhe passou o direito de primogenitura quando a trocou por um prato de comida. No post de hoje veremos que apesar de disso, Esaú continuava sendo o primogênito e por isso tinha direito a privilégios especiais. 
Mas Jacó tinha a ambição dessa bênção e um dia, a usurpou de Esaú. (texto bíblico de Gênesis 27 e 28). 



imagem pixabay 



JACÓ - PARTE II 

A mentira de Jacó 

Já vimos também, que Isaque tinha predileção por Esaú e Rebeca, por sua vez, preferia Jacó.
Um dia... 

"E ACONTECEU que, como Isaque envelheceu e os seus olhos se escureceram, de maneira que não podia ver, chamou a Esaú, seu filho mais velho e disse-lhe: Meu filho. E ele lhe disse: Eis-me aqui.
E ele disse: Eis que já agora estou velho e não sei o dia da minha morte; 
Agora, pois, toma as tuas armas, a tua aljava e o teu arco e sai ao campo; apanha para mim alguma caça, 
E faze-me um guisado saboroso, como eu gosto e traze-mo, para que eu coma; para que minha alma te abençoe, antes que morra.
E Rebeca escutou quando Isaque falava ao seu filho Esaú. E foi Esaú ao campo para apanhar a caça que havia de trazer."  

Isaque desejava abençoar Esaú, seu primogênito.
Rebeca ouviu tudo e logo chamou Jacó e lhe contou sobre a bênção que Esaú havia de receber. Foi então que puseram em prática um plano para enganar Isaque e assim tomar a bênção de Esaú: 

"E buscou-os e os trouxe a sua mãe; que fez um guisado saboroso, como seu pai gostava.
Depois tomou Rebeca os vestidos de gala de Esaú, seu filho mais velho, que tinha consigo em casa e vestiu a Jacó, seu filho menor; 
E com as peles dos cabritos cobriu as suas mãos e a lisura do seu pescoço; 
E deu o guisado saboroso e o pão que tinha preparado, na mão de Jacó seu filho.

E foi ele a seu pai e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui; quem és tu, meu filho? 
E Jacó disse a seu pai: Eu sou Esaú, teu primogênito; tenho feito como me disseste; levanta-te agora, assenta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe." 

Instruído por Rebeca, sua mãe, Jacó foi ao rebanho e tomou de lá dois cabritos e então ela preparou o prato de carne, do jeito que Isaque gostava e também usou as peles dos animais para cobrir as mãos e o pescoço de Jacó e ainda tomou dos vestidos de gala de Esaú para completar o disfarce.
Jacó chega ao seu pai e a mentira entra em cena.
Isaque desconfia que aquele não era Esaú e por isso chega a questionar Jacó por várias vezes: 

"Então disse Isaque a seu filho: Como é isto, que tão cedo a achaste, filho meu? E ele disse: Porque o Senhor teu Deus a mandou ao meu encontro.

... És tu meu filho Esaú mesmo? E ele disse: Eu sou." 

Isaque sabia que a voz era de Jacó mas quando lhe pediu para se aproximar e percebendo, pelo tato, ao tocar-lhe, que sua aparência era como a de Esaú (por causa das peles dos cabritos) e tinha o cheiro do campo (por causa da roupa do irmão mais velho), Isaque se convenceu que era de fato o seu filho Esaú e então o abençoou.

A bênção de Jacó 

"Assim, pois, te dê Deus do orvalho dos céus e das gorduras da terra e abundância de trigo e d mosto.
Sirvam-te povos e nações se encurvem a ti; sê senhor de teus irmãos e os filhos da tua mãe se encurvem a ti; malditos sejam os que te amaldiçoarem e benditos sejam os que te abençoarem."  

A bênção de Deus é muito linda e maravilhosa, algo de valor inestimável e Jacó bem sabia disso. Como vimos no parte I desta série, Deus já tinha um plano na vida de Jacó e a bênção aos seus descendentes, prometida a Abraão, viria através dele mas não precisava ser dessa forma, enganando seu velho pai e usando de mentira.
Rebeca e Jacó erraram muito nesse ponto e isso lhes custou muito caro porque o Deus de Abraão, Isaque e Jacó é bom e JUSTO.

Jacó mais tarde, recebeu o troco por sua mentira e foi enganado lá na frente, não 1 ou 2 vezes, mas VÁRIAS VEZES.

Os problemas começaram porque logo Esaú voltou com sua caça para o seu pai, a fim de ser abençoado, e descobriu tudo. 

A revolta de Esaú 

Quando soube que tinha sido enganado ao se deparar com Esaú lhe pedindo a bênção:

"Então estremeceu Isaque de um estremecimento muito grande e disse: Quem, pois, é aquele que apanhou a caça e a trouxe para mim? Eu comi de tudo, antes que tu viesse e já o abençoei e ele será abençoado.
Esaú, ouvindo as palavras de seu pai, gritou com grande amargura, e disse a seu pai: Abençoa-me também a mim, meu pai.
E ele disse: Veio teu irmão com sutileza e tomou a tua bênção." 

Esaú não se conformava: 

"... Disse mais: Não reservaste para mim nenhuma bênção?
... Tens uma só bênção, meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai. E levantou Esaú a sua voz e chorou. 

Então respondeu Isaque, seu pai e disse-lhe: Eis que a tua habitação será nas gorduras da terra e no orvalho dos altos céus.
E pela tua espada viverás e ao teu irmão servirás. Acontecerá, porém, que quando te libertares, então sacudirás o seu jugo do teu pescoço." 

Com a insistência, clamor e choro de Esaú, coube-lhe uma bênção parcial mas de fato a bênção da primogenitura ficou com Jacó e por isso: 

"... odiou Esaú a Jacó por causa daquela bênção, com que o seu pai o tinha abençoado; e Esaú disse no seu coração: Chegar-se-ão os dias de luto de meu pai e matarei a Jacó meu irmão." 

Foi então que, com o conflito armado, Jacó já não podia mais continuar vivendo ali com seus pais e teve que fugir da ira de Esaú.

Jacó foge

"E ISAQUE chamou a Jacó, abençoou-o e lhe ordenou dizendo: Não tomes mulher de entre as filhas de Canaã; 

E Deus Todo-Poderoso te abençoe, te faça frutificar e te multiplique, para que sejas uma multidão de povos;
E te dê a bênção de Abraão, a ti e à tua descendência, para que em herança possuas a terra de tuas peregrinações, que Deus deu a Abraão. 

Assim enviou Isaque a Jacó, o qual foi a Padã-Arã, a Labão, filho de Betuel, arameu, irmão de Rebeca, mãe de Jacó e de Esaú.
Partiu, pois, Jacó de Berseba e foi a Harã;" 

Abençoado mas temendo o que poderia lhe acontecer, Jacó se foi e chegou a um lugar chamado Luz, onde passou a noite.
Foi lá que ele teve o sonho da escada quando Deus falou com ele e onde também Jacó fez um voto. Para ler essa mensagem clique aqui (post "Jacó em Betel"). 

Esta foi a parte II da série bíblica "Jacó".

Aprendizado 

1 - Pelo plano de Deus Jacó seria abençoado, pois a promessa se cumpriria por intermédio dele e de seus descendentes. Portanto, ele não precisava se precipitar e tomar o lugar de seu irmão Esaú.

2 - Sua mentira lhe custou muito caro: teve que fugir para não ser morto por Esaú; depois foi enganado por seu tio Labão; já velho, também foi enganado por seus filhos que venderam José, tingiram sua roupa com sangue de cabrito e a levaram para ele que acreditou que uma fera o tivesse tragado. Tudo isso lhe trouxe muito sofrimento e amargura.

Podemos ter a promessa de Deus em nossa vida e até mesmo ser muito abençoados mas, se pecarmos, o Senhor nos cobrará.
Lá na frente, recebemos o "troco" (e dobrado) por nossos erros. 
Foi assim com Jacó e é assim com qualquer um. 
Não tem como "plantar" mentira e "colher" verdade.

"Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará."
(Gálatas 6.7) 

Aguarde a continuação desta série no próximo sábado.








 


Postagens mais visitadas deste blog

SALMO 91 - LIVRAMENTO

Eu queria ter feito este post há 2 semanas mas não deu e no último fim de semana foi iniciado mas por problema técnico não foi possível finalizar. Hoje sim foi concluído graças a Deus. A luta é travada mas a obra de Deus não pode parar e tudo é para glória dele. Aqui no blog também já tem uma postagem sobre o Salmo 91, neste link , a palavra de Deus é a mesma, ela não muda, mas eu pensei em livramento e senti de escrever sobre isso novamente. Hoje vou colocar apenas alguns versículos porque o texto é bem conhecido e podemos lê-lo inteiro na Bíblia também. salmo 91: 1. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. 2. Dirá do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. 9. Porque o Senhor é o teu refúgio; o Altíssimo a tua habitação. 10. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. 14. Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu

A família de José

  [Série Bíblica: Família] Na segunda parte da série "Família" , vou falar sobre a família de José do Egito. Quando estava pensando nas famílias da Bíblia para colocar nesta série, vi que na verdade nenhuma família relatada nas escrituras era perfeita. E a realidade é essa: não existe família perfeita. Mas há um Deus que pode agir na vida das pessoas de uma forma maravilhosa e mudar os seus destinos, não importa o que tenha acontecido.  No post de hoje veremos parte da história de uma família onde aconteceram muitas coisas: boas e ruins e como as ações de seus integrantes se refletiram anos mais tarde.  Em primeiro lugar, a bíblia nos traz histórias de seres humanos normais como nós e podemos até mesmo nos identificar com seus comportamentos e atitudes.  E certamente a família de José tem muito a nos ensinar.  Então vamos...  José  José , era um dos 12 filhos de Jacó. Ele, junto com o caçula Benjamim, eram filhos da mesma mãe: Raquel, e eram os mais novos da família.  José,

SALMO 46 - A Fé Perfeita em Deus

" Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não será abalada: Deus a ajudará ao romper da manhã. As nações se embraveceram; os reinos moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu. ️O Senhor dos Exércitos está conosco: o Deus de Jaco é o nosso refúgio. Vinde, contemplai as obras do Senhor, que desolações tem feito na terra! Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra: quebra o arco e corta a lança: queima os carros no fogo. Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra. ️O Senhor dos Exércitos está conosco: o Deus de Jaco é o nosso refúgio. Aqui está a palavra do Senhor