Pular para o conteúdo principal

"Cristo e o Apocalipse" - Cartas às Igrejas (Esmirna e Pérgamo)

 [ Série Bíblica: Cristo e o Apocalipse - Cartas às igrejas ] 
Dando continuidade à série, vou falar sobre as mensagens destinadas à 2 igrejas daquele tempo e que servem para nós nos dias de hoje. É certo que cada mensagem diz respeito a uma determinada situação e tem cristãos que podem se identificar ou não (conforme sua realidade de vida) 
Podemos ver o quanto o Senhor sabe de nós e nos contempla. Ele vê a nossa fé e perseverança e tudo o que fazemos pelo seu nome. Mas, se faltar algo ou tiver alguma coisa para ser corrigida, ele nos falará também, por amor a nós.
Nas mensagens da semana que tenho trazido, é o Jesus como ser humano quem falava com todos e anunciava o reino dos céus. Agora, nas cartas de Apocalipse, é o mesmo Jesus, mas como o Cristo glorificado, quem fala com um povo específico: a Sua Igreja. 
Vamos ouvir...  

Mensagem à Esmirna 

"E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto e reviveu: 
Eu conheço as tuas obras, tua tribulação, tua pobreza (mas tu és rico) e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte e dar-te-ei a coroa da vida.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte." 

O recado de Cristo para essa igreja é de encorajamento.
O Senhor tem se agradado de seu comportamento piedoso e que, mesmo em meio às lutas e aflições, tem permanecido fiel.
Pode não ter as riquezas materiais mas tem o maior dos tesouros: a graça de Deus.
Mesmo tendo que enfrentar duras perseguições e afrontas a igreja de Esmirna não tem deixado sua identidade em Cristo.
E a recompensa vem: promessa da vida eterna.

Vai valer a pena.
Se você tem sido como essa igreja, permaneça nessa fé.
"Sê fiel até à morte e dar-te-ei a coroa da vida."
DEUS É FIEL. 

Mensagem à Pérgamo

"E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios: 
Conheço as tuas obras e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; mas reténs o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
Porém umas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem.
Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu aborreço.
Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe." 

Agora, a mensagem é para a igreja de Pérgamo.
O Senhor também tem visto as suas obras e se agradado de sua fé e coragem, pois, mesmo com dura perseguição e até mesmo com a morte de Antipas (que foi um mártir - morto assado lentamente), essa igreja tem perseverado em servir a Cristo.

Mas, tem "umas poucas coisas", que não estão de acordo com a vontade divina e que por isso precisam ser corrigidas.
São elas: 
 - os que, tal como Balaão fez, fazem o povo de Deus pecar: se contaminando com o "mundo", isto é, se rendendo à idolatria e à prostituição. 
Isso, o Senhor nunca vai aceitar porque Ele é Santo e não quer que os seus filhos se contaminem com o pecado.
Idolatria - seja de que tipo for - se render ao ser humano, ao dinheiro, à extrema vaidade e aos demais ídolos mundanos.
Prostituição - qualquer tipo de impureza sexual.
A palavra de Deus sempre foi bem clara nesse sentido.
Na igreja de Cristo não pode haver imoralidade e perversão.
 - e há também nessa igreja os que agem como os nicolaítas: vale a mesma mensagem acima.

A igreja ou os cristãos que estiverem nessa situação, precisam se arrepender e deixar os seus pecados para não serem condenados.
O recado já foi dado por Cristo.
Para quem vencer, haverá lindas recompensas no céu. 

Esta é a mensagem para a nossa vida.
Cada um pode refletir sobre sua realidade e observar onde se encaixa.
Para quem está no caminho da obediência e fidelidade, continue firme, pois o Senhor é contigo.
Quem ainda não está, não desista. O Senhor te ama e te dá chance para o arrependimento.
Veja, pela palavra, que ele não desistiu de você.

Que o divino Espírito Santo continue falando em nosso coração.
Ele nos ajuda a estarmos na presença de Deus.
Textos bíblicos de hoje: Apocalipse 2. 8 ao 17.

Obrigada.

O especial deste mês "Dezembro para Jesus" continua, e teremos mais mensagens durante a semana. 
E no próximo domingo, mais uma parte desta série.
Acompanhe! 

Mensagem à igreja de Éfeso - clique aqui 





Postagens mais visitadas deste blog

SALMO 91 - LIVRAMENTO

Eu queria ter feito este post há 2 semanas mas não deu e no último fim de semana foi iniciado mas por problema técnico não foi possível finalizar. Hoje sim foi concluído graças a Deus. A luta é travada mas a obra de Deus não pode parar e tudo é para glória dele. Aqui no blog também já tem uma postagem sobre o Salmo 91, neste link , a palavra de Deus é a mesma, ela não muda, mas eu pensei em livramento e senti de escrever sobre isso novamente. Hoje vou colocar apenas alguns versículos porque o texto é bem conhecido e podemos lê-lo inteiro na Bíblia também. salmo 91: 1. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. 2. Dirá do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. 9. Porque o Senhor é o teu refúgio; o Altíssimo a tua habitação. 10. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. 14. Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu

A família de José

  [Série Bíblica: Família] Na segunda parte da série "Família" , vou falar sobre a família de José do Egito. Quando estava pensando nas famílias da Bíblia para colocar nesta série, vi que na verdade nenhuma família relatada nas escrituras era perfeita. E a realidade é essa: não existe família perfeita. Mas há um Deus que pode agir na vida das pessoas de uma forma maravilhosa e mudar os seus destinos, não importa o que tenha acontecido.  No post de hoje veremos parte da história de uma família onde aconteceram muitas coisas: boas e ruins e como as ações de seus integrantes se refletiram anos mais tarde.  Em primeiro lugar, a bíblia nos traz histórias de seres humanos normais como nós e podemos até mesmo nos identificar com seus comportamentos e atitudes.  E certamente a família de José tem muito a nos ensinar.  Então vamos...  José  José , era um dos 12 filhos de Jacó. Ele, junto com o caçula Benjamim, eram filhos da mesma mãe: Raquel, e eram os mais novos da família.  José,

SALMO 46 - A Fé Perfeita em Deus

" Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não será abalada: Deus a ajudará ao romper da manhã. As nações se embraveceram; os reinos moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu. ️O Senhor dos Exércitos está conosco: o Deus de Jaco é o nosso refúgio. Vinde, contemplai as obras do Senhor, que desolações tem feito na terra! Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra: quebra o arco e corta a lança: queima os carros no fogo. Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra. ️O Senhor dos Exércitos está conosco: o Deus de Jaco é o nosso refúgio. Aqui está a palavra do Senhor