Série Bíblica: Isaías

[Série Bíblica: Isaías - Parte IV] Isaías profetizou julgamento e restauração para o povo de Deus e também predisse a vinda do Libertador. Hoje na série vou trazer as profecias acerca do Messias. 
A palavra de Deus trata do passado, do presente e do futuro tendo o aspecto espiritual como o mais importante. 

Isaías - Capítulo 7 

14 - Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. 

Isaías - Capítulo 9 

1 - MAS A terra, que foi angustiada, não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galileia dos gentios.

2 - O povo que andava em trevas, viu uma grande luz e sobre os que habitavam na terra da sombra da morte resplandeceu a luz. 

3 - Tu multiplicaste a nação, a alegria lhe aumentaste; todos se alegrarão perante ti, como se alegram na ceifa, e como exultam quando se repartem os despojos. 

6 - Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

7 - Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto. 

O Senhor Deus falou através do profeta Isaías sobre o julgamento que aplicaria sobre o seu povo e a sua posterior restauração. 
Mas o Santo de Israel também já tinha um plano muito maior: a vinda do seu Filho para que a obra fosse completa. 

Então Isaías predisse a vinda do Messias, o Salvador. Ele nasceria de uma virgem e traria muita alegria ao seu povo.
A angústia e a tristeza dariam lugar para a comemoração e a honra substituiria a desonra.
Em vez de trevas haveria luz...
Em vez de condenação haveria salvação.

Ele viria da linhagem real e traria paz e justiça ao seu povo.
Ele se chamaria Jesus. 
E morreria pelos nossos pecados.

Isaías - Capítulo 50 

4 - O Senhor JEOVÁ me deu uma língua erudita, para que eu saiba dizer a seu tempo uma boa palavra ao que está cansado. Ele desperta-me todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que ouça, como aqueles que aprendem.
5 - O Senhor JEOVÁ me abriu os ouvidos e eu não fui rebelde; não me retirei para trás.

6 - As minhas costas ofereci aos que me feriam e a minha face aos que me arrancavam os cabelos; não escondi a minha face dos que me afrontavam e me cuspiam.

7 - Porque o Senhor JEOVÁ me ajuda, assim não me confundo; por isso pus o meu rosto como uma rocha, porque sei que não serei envergonhado. 

O Filho de Deus veio para servir. Ele veio para ensinar, trazer boas-novas e ser sacrificado pelos pecados de todos. 
O profeta Isaías também predisse os sofrimentos do Messias. 

Isaías - Capítulo 52 

7 - Quão suaves são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina!
9 - Clamai cantando, exultai juntamente, desertos de Jerusalém; porque o Senhor consolou o seu povo, remiu a Jerusalém.

13 - Eis que o meu servo procederá com prudência; será exaltado, elevado e mui sublime.

14 - Como pasmaram muitos à vista dele, pois o seu parecer estava tão desfigurado, mais do que o de outro qualquer e a sua figura mais do que a dos outros filhos dos homens.

15 - Assim deixará maravilhadas muitas nações e os reis fecharão as suas bocas por causa dele...




Isaías - Capítulo 53 

1 - QUEM DEU crédito á nossa pregação? 

2 - (...) não tinha parecer nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.

3 - Era desprezado e o mais indigno entre os homens, homem de dores e experimentado nos trabalhos; como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado e não fizemos dele caso algum.  

4 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.

5 - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele e pelas suas pisaduras fomos sarados. 

6 - Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.
 
7 - Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.

8 - Da opressão e do juízo foi tirado e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.
9 - E puseram a sua sepultura com os ímpios e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.
10 - Porém, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; (...) 

11 - Ele verá o fruto do trabalho da sua alma e ficará satisfeito; (...) 

12 - (...) porquanto derramou a sua alma na morte e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos e intercedeu pelos transgressores. 

Jesus, o Filho de Deus, veio ao mundo para amar e se entregar. 
Ele era verdadeiramente o Messias que o povo judeu aguardava mas não foi da forma que eles esperavam.
Jesus veio de uma família humilde, ele precisou trabalhar, e pegou no pesado. 
O Filho de Deus não tinha beleza física, não encantava ninguém com sua aparência.
Ele era uma pessoa extremamente comum, um homem do povo, simples e poderia passar despercebido numa multidão.
Mas ele era o Salvador do mundo.
O filho enviado de Deus para resgatar o seu povo e mudar a História do mundo.

Jesus Cristo, o Salvador de Israel e hoje de todos os que o aceitam. 

Ele se entregou por nós. Enfrentou a cruz, perdeu todo o seu sangue.
Foi agredido, escarnecido, espancado e açoitado.
Aquele que nunca pecou nem cometeu erros, passou por julgamento e foi condenado. 
Ele se fez réu por nós e passou por um martírio de cruz que era uma punição aplicada à criminosos. 
Na cruz, além da dor e agonia, ele foi zombado e abandonado. 
Era o dono da vida mas estava morrendo aos poucos.
Era o Rei mas foi tratado como um malfeitor.
Ele era o Messias, mas foi rejeitado pelo seu povo.
Ele era Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Pecados, dores e enfermidades Jesus levou sobre si e pagou o preço que era nosso.
Se isto não for amor o que então é amor pra você? 

A mensagem de Isaías, que é a palavra de Deus para nós, não é para ser esquecida ou ignorada.
Precisamos ler e reler para nos lembrarmos do que o Senhor fez por nós.
Devemos ser gratos todos os dias.
Porque o mais difícil ele já fez. O alto preço do pecado foi pago com o seu sangue. 

O que Jesus significa para você? 

A série bíblica Isaías termina na próxima terça-feira.
Até lá. 

Para ler os outros posts da série, clique nos links abaixo. Também vou deixar os posts do Especial Páscoa








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SALMO 91 - LIVRAMENTO

A família de José

A família de Eli