Série Bíblica: Isaías

[Série Bíblica: Isaías - Final] Isaías é um dos livros mais lindos da Bíblia. Ele traz profecias de acontecimentos ruins e bons com o povo de Deus e com outras nações. Deus não é somente Deus de Israel e Judá, ele é o Senhor de toda a terra e universo, e é isso que Isaías expressa nas sagradas escrituras. A série do blog termina hoje mas você precisa ler ou continuar lendo o livro de Isaías, todos nós precisamos, para que a nossa fé seja fortalecida no Senhor e também o nosso temor a Ele. 

Vamos saber mais? 

Isaías - Capítulo 34 

1 - CHEGAI-VOS NAÇÕES para ouvir, e vós povos, escutai...
2 - Porque a indignação do Senhor está sobre todas as nações e o seu furor sobre todo o exército delas...
3 - E os seus mortos serão lançados fora...
4 - E as estrelas dos céus se derreterão e os céus se enrolarão como um livro (...) 

5 - Porque será o dia da vingança do Senhor, ano de retribuições pela contenda de Sião. 

Neste capítulo nós podemos ler uma profecia que trata acerca do juízo de Deus contra as nações.
Esse dia chegará e a justiça divina será executada sobre as más obras dos seres humanos.
 

Isaías - Capítulo 35 

3 - Fortalecei as mãos fracas e firmai os joelhos trementes.
4 - Dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não temais; eis que o vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus; ele virá e vos salvará.

Haja o que houver, não desfaleça, nem o seu corpo, nem o seu coração e o seu espírito.
Há promessa de salvação para os servos de Deus.
Por isso, não tenha medo do que está por vir. Haverá sim a vingança do Senhor mas para os seus redimidos haverá felicidade.

8 - E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão.
10 - E os resgatados do Senhor voltarão e virão a Sião com júbilo, e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão e deles fugirá a tristeza e o gemido. 

Continue no caminho reto, não duvide da justiça de Deus.
Pois, o futuro para os salvos será brilhante. 

Senaqueribe - Isaías capítulo 36  

1 - E ACONTECEU no ano décimo quarto do rei Ezequias, que Senaqueribe, rei da Assíria, subiu contra todas as cidades fortificadas de Judá e as tomou. 

O inimigo não desiste de atacar o povo escolhido por Deus.
Senaqueribe era o rei de uma nação pagã e ele não temia ao Senhor. Ao contrário, era um homem orgulhoso e arrogante que se intitulava "o grande rei".
Um dia, ele resolveu investir contra Judá e estava certo de que sairia vencedor.
Senaqueribe ainda afrontou o Santo de Israel, porque disse por meio de seus mensageiros:

18 - Não vos engane Ezequias, dizendo: O Senhor nos livrará. Porventura os deuses das nações livraram cada um a sua terra das mãos do rei da Assíria?

19 - Onde estão os deuses de Hamate e de Arpade? Onde estão os deuses de Sefarvaim? Porventura livraram a Samaria da minha mão? 

20 - Quais dentre todos os deuses destes países livraram a sua terra das minhas mãos, para que o Senhor livrasse a Jerusalém das minhas mãos? 

O rei Ezequias, ao ouvir esse recado, ficou arrasado: 


Senaqueribe - Isaías capítulo 37 

1 - E ACONTECEU que, tendo ouvido isso, o rei Ezequias rasgou as suas vestes, se cobriu de saco e entrou na casa do Senhor.

5 - E os servos do rei Ezequias foram ter com Isaías.

6 - E Isaías lhes disse: Assim direis a vosso senhor: Assim diz o Senhor: Não temas à vista das palavras que ouviste...
7 - Eis que porei nele um espírito e ele ouvirá um rumor, então voltará para a sua terra, onde cairá morto à espada.

A oração de Ezequias

16 - O Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, que habitas entre os querubins; tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
17 - Inclina, ó Senhor, o teu ouvido e ouve; abre, Senhor, os teus olhos, vê e ouve todas as palavras de Senaqueribe, as quais ele enviou para afrontar o Deus vivo.
20 - Agora, pois, ó Senhor nosso Deus, livra-nos da sua mão; assim saberão todos os reinos da terra, que só tu és o Senhor.

Deus fala mais: 

21 - Então, Isaías, filho de Amós, mandou dizer a Ezequias: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Quanto ao que pediste acerca de Senaqueribe, rei da Assíria.

23 - A quem afrontaste e contra quem blasfemaste? E contra quem ergueste a voz e ergueste os teus olhos ao alto? Contra o Santo de Israel.

28 - Porém eu conheço o teu assentar, o teu sair, o teu entrar e o teu furor contra mim.
29 - Por causa do teu furor contra mim e porque a tua arrogância subiu até aos meus ouvidos, portanto porei o meu anzol no teu nariz e o meu freio nos teus lábios, e te farei voltar pelo caminho por onde vieste.

A derrota de Senaqueribe

36 - Então saiu o anjo do Senhor e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; então, quando se levantaram pela manhã cedo, eis que todos estes eram corpos mortos.

37 - Assim, Senaqueribe, rei da Assíria, retirou-se e voltou a habitar em Nínive. 

38 - E sucedeu que, estando ele prostrado na casa de Nisroque, seu deus, Adrameleque e Sarezer, seus filhos, o feriram à espada (...) e Esar-Hadom, seu filho, reinou em seu lugar.

O inimigo falou primeiro mas é Deus quem dá a última palavra. 
O inimigo de Deus e de seu povo se levantou com força e fúria mas ele não sabia contra quem estava lutando.
A derrota foi muito grande para Senaqueribe porque ninguém vence o Senhor dos Exércitos.

Se você está com Deus, não importa o que ou quem se levanta contra a tua vida.
Pode ser príncipe, pode ser rei ou seja quem for.
Se você buscar o socorro divino, Ele lutará e vencerá por você.
Não é maravilhoso? 

Ezequias - Doença e cura - capítulo 38

1 - NAQUELES DIAS Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal e veio a ele o profeta Isaías, filho de Amós e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás.

2 - Então virou Ezequias o seu rosto para a parede e orou ao Senhor.
3 - E disse: Ah! Senhor, peço-te, lembra-te agora, de que andei diante de ti em verdade, com coração perfeito e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo.

4 - Então veio a palavra do Senhor a Isaías, dizendo:

5 - Vai e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos. 

Quando chega um momento difícil na vida, como por exemplo, a morte, o que podemos dizer a Deus? 
Imagine como o rei Ezequias se sentiu ao receber a mensagem do profeta Isaías, vinda de Deus: "você morrerá, arruma a tua casa."
Mas ele podia orar a Deus e então, com humildade, pediu ao Senhor que considerasse a sua fidelidade a Ele.
Então Deus se compadeceu de Ezequias e lhe mandou uma nova mensagem: a de que ele viveria mais.
Deus é fiel.

A alegria de Ezequias: 

17 - Eis que foi para a minha paz que tive grande amargura, mas a ti agradou livrar a minha alma da cova da corrupção...

18 - Porque não te louvará a sepultura, nem a morte te glorificará; nem esperarão em tua verdade os que descem à cova.
19 - O vivente, o vivente, esse te louvará, como eu hoje o faço; o pai aos filhos fará notória a tua verdade. 

____________________________________________________________________

No livro do profeta Isaías nós temos uma parte dedicada às profecias de julgamento de Deus ao seu povo e também às outras nações.
Por causa do pecado de Judá, seu distanciamento do Senhor, esse povo seria julgado e condenado ao exílio em outra terra. 
Deus não pouparia (como não poupou) suas casas, tesouros, suas vidas. E uma parcela dos judeus que restou foi destinada ao cativeiro na Babilônia.
Perderam a liberdade por causa da escravidão do pecado.
Até o capítulo 39 de Isaías nós podemos ler sobre estas e outras profecias, endereçadas também a nações como por exemplo: Egito, Babilônia, Assíria, Moabe, Síria, Arábia... 

Esta terra e todo o Universo tem dono: é Deus o Senhor dos Exércitos.
E a ele compete o julgamento e a condenação pelo pecado dos povos e de todo tipo de idolatria.
A vingança é de Deus e a sua justiça é perfeita.

____________________________________________________________________

A partir do capítulo 40 e até o último capítulo (66), encontramos as profecias sobre a libertação e restauração do povo de Deus.
E também do futuro de Sião (reino celestial).
Lembrando, como falei em outro post da série, que em todo o livro de Isaías vemos a menção ao pecado e o julgamento de Deus.

Saiba mais: 





Isaías - Capítulo 40

1 - CONSOLAI, CONSOLAI o meu povo, diz o vosso Deus.
2 - Falai benignamente a Jerusalém e bradai-lhe que já a sua milícia é acabada, que a sua iniquidade está expiada e que já recebeu em dobro da mão do Senhor, por todos os seus pecados.

10 - Eis que o Senhor JEOVÁ virá com poder e seu braço dominará por ele; eis que o seu galardão está com ele e o seu salário diante da sua face.

12 - Quem mediu na concha da sua mão as águas, e tomou a medida dos céus a palmos...
14 - Com quem tomou ele conselho, que lhe desse entendimento e lhe ensinasse conhecimento...

15 - Eis que as nações são consideradas por ele como a gota de um balde e como o pó miúdo das balanças; eis que ele levanta as ilhas como a uma coisa pequeníssima.
17 - Todas as nações são como nada perante ele...

18 - A quem, pois, fareis semelhante a Deus, ou com que o comparareis?

22 - Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; (...)

23 - O que reduz a nada os príncipes e torna em coisa vã os juízes da terra.

26 - Levantai ao alto os vossos olhos e vede quem criou estas coisas; foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número, e as chama todas pelos seus nomes; por causa da grandeza das suas forças e porquanto é forte em poder, nenhuma delas faltará.

A palavra do Senhor serve para O conhecermos melhor e sabendo da sua grandeza e poder, temer e honrá-lo, porque somente ele é DEUS, não existe outro. 

Isaías - Capítulo 41

8 - Porém tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi descendente de Abraão, meu amigo;

10 - Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo e te sustento com a destra da minha justiça.

11 - Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão.

13 - Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, eu te ajudo.

O Deus de Israel é o nosso Deus e ele está conosco.
Por isso, não temos o que temer, pois, os que vierem contra nós não nos vencerão.
A nossa força e a nosso socorro vem do Senhor.
Ele é quem nos dá a vitória sobre todo mal.

Isaías - Capítulo 42 

5 - Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus e os estendeu; que espraiou a terra e a tudo quanto produz; que dá a respiração ao povo que nela está e o espírito aos que andam nela.

8 - Eu sou o Senhor, este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.

17 - Tornarão atrás e confundir-se-ão de vergonha os que confiam em imagens de escultura e dizem às imagens de fundição: Vós sois nossos deuses.

Lendo o livro do profeta Isaías já dá para saber quem é o verdadeiro Deus, não é? 
Sabendo disso, por que adorar a imagens de escultura, feitas por mãos humanas, que nada fazem e a ninguém podem salvar?

A glória é de Deus, o Senhor.
A adoração do ser humano deve ser somente a ele.
O Senhor não divide a sua glória com nada nem com ninguém.

Isaías - Capítulo 43 

11 - Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador.

12 - Eu anunciei, salvei e o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus.

13 - Ainda antes que houvesse dia, eu sou, ninguém há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá? 

Ninguém pode com Deus.
Ele sempre foi, é e sempre será o SENHOR. 

Isaías - Capítulo 45 

15 - Verdadeiramente tu és o Deus que te ocultas...

22 - Olhai para mim e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus e não há outro.

23 - Por mim mesmo tenho jurado, já saiu da minha boca a palavra de justiça e não tornará atrás; que diante de mim se dobrará todo o joelho...

24 - De mim se dirá: Deveras no Senhor já justiça e força; até ele virão, mas serão envergonhados todos os que se indignarem contra ele.

Isaías - Capítulo 51

1 - OUVI-ME, VÓS os que seguis a justiça, os que buscais ao Senhor. (...) 

5 - Perto está a minha justiça, vem saindo a minha salvação e os meus braços julgarão os povos...

6 - Levantai os vossos olhos para os céus e olhai para a terra em baixo, porque os céus desaparecerão como a fumaça, a terra se envelhecerá como roupa...

7 - Ouvi-me, vós que conheceis a justiça, povo em cujo coração está a minha lei; não temais a zombaria dos homens, nem vos turbeis pelas suas injúrias.

8 - Porque a traça os roerá como a roupa e o bicho os comerá como a lã; mas a minha justiça durará  para sempre e a minha salvação de geração em geração.

12 - Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu para que temas o homem que é mortal...

13 - E te esqueces do Senhor que te criou, que estendeu os céus, fundou a terra...

Isaías - Capítulo 55 

2 - Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? (...) 

3 - Inclinai os vossos ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; (...) 

6 - Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.

7 - Deixe o ímpio o seu caminho, o homem maligno os seus pensamentos e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.

8 - Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.

Busque a Deus enquanto há vida, não deixe para depois.
Ainda há tempo de deixar os maus caminhos e se voltar para o Senhor. 
Não somos nós quem sabemos o que é o melhor para nós e sim Deus. 

Isaías - Capítulo 56 

10 - Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; andam adormecidos...
11 - E estes cães são tão gulosos que não se podem fartar; eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância...

Deus compara determinados líderes de seu povo a animais.
Espiritualmente falando, eles não enxergam a verdade, não falam a verdade, não fazem o que é certo.
Têm ganância sem medida, exploram e ainda levam o povo a pecar junto com eles.
Mas, segundo a palavra do Senhor, a condenação os aguarda. 

Isaías - Capítulo 57 

1 - PERECE O justo e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal.

2 - Entrará em paz; descansarão nas suas camas, os que houverem andado na sua retidão.

3 - Porém chegai-vos aqui, vós os filhos da agoureira, descendência adulterina e que cometeis fornicação.

4 - De quem fazeis o vosso passatempo? Contra quem alargais a boca e deitais fora a língua? Porventura não sois filhos da transgressão, descendência da falsidade,

5 - Que vos esquentais com os deuses debaixo de toda árvore verde...

15 - Porque assim diz o alto e o sublime, que habita na eternidade e cujo nome é santo: Na altura e no lugar santo habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e para vivificar o coração dos contritos.

20 - Mas os ímpios são como o mar bravo, porque não se pode aquietar...
21 - Os ímpios, diz o meu Deus, não têm paz.

Deus olha desde os céus e contempla todos os habitantes do mundo.
Ele vê os maus e também conhece aqueles que andam na retidão.
Para o justo, há esperança e tranquilidade. Mas para quem não está no caminho santo, há muita tormenta. 

Isaías - Capítulo 58 

1 - CLAMA EM alta voz, não te retenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão e à casa de Jacó os seus pecados.

2 - Todavia me procuram cada dia, tomam prazer em saber os meus caminhos (...) e têm prazer em se chegarem a Deus, 

3 - Dizendo: Por que jejuamos nós e tu não atentas para isso? 

4 - Eis que para contendas e debates jejuais e para ferirdes com punho iníquo...

6 - Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos?

7 - Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto e recolhas em casa os pobres abandonados; então, quando vires o nu, o cubras e não te escondas da tua carne?

8 - Então romperá a tua luz como a alva, a tua cura apressadamente brotará, a tua justiça irá adiante de ti e a glória do Senhor será a tua retaguarda.

9 - Então clamarás e o Senhor te responderá; gritarás e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo e o falar vaidade.

10 - E se abrires a tua alma ao faminto e fartares a alma aflita, então, a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia.

Povo de Deus, que está como Judá, é hora de corrigir os seus caminhos.
Não adianta orar, jejuar, ir aos cultos, se sacrificar, mas...
Oprimir o seu próximo, não ajudar seu irmão, não repartir o seu pão...
Deus é JUSTO: ele não aprova a indiferença, a omissão, a apatia... 
A desigualdade no mundo sempre haverá mas quem é servo do Senhor precisa fazer a diferença.
Deixe de julgar os outros, olhar para a vida dos outros e faça a sua parte.
E quando praticar o amor, será lindo...
Haverá luz, cura e o Senhor será contigo.

Isaías - Capítulo 59

1 - EIS QUE a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir.

2 - Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.

3 - Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue e os vossos dedos de iniquidade; os vossos lábios falam falsidade, a vossa língua pronuncia perversidade.

4 - Ninguém há que clame pela justiça, nem ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam na vaidade e falam mentiras...

7 - Os seus pés correm para o mal e se apressam para derramarem o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniquidade...
8 - Não conhecem o caminho da paz, nem há justiça nos seus passos...

9 - Pelo que o juízo está longe de nós e a justiça não nos alcança; esperamos pela luz e eis que trevas nos veem; buscamos claridade, mas andamos em escuridão.

11 - (...) esperamos pelo juízo e não o há; pela salvação e está longe de nós.
12 - Porque as nossas transgressões se multiplicaram perante ti e os nossos pecados testificam contra nós...

13 - Como o prevaricar, mentir contra o Senhor, o desviarmo-nos do nosso Deus, o falar de opressão e rebelião e conceber e proferir do coração palavras de falsidade.
14 - Por isso o direito se tornou atrás e a justiça se pôs de longe; porque a verdade anda tropeçando pelas ruas e a equidade não pode entrar.

15 - Sim, a verdade desfalece e quem se desvia do mal arrisca-se a ser despojado; o Senhor viu, e pareceu mal aos seus olhos que não houvesse justiça.


A palavra de Deus está muito clara e nela nós ACHAMOS AS RESPOSTAS.
Por que o mundo está desse jeito?
Por que não há mais verdade e justiça até mesmo entre o povo de Deus?
As perguntas são muitas mas a resposta o Senhor já nos deu: ele não age e não muda as situações por causa do PECADO.
Deus é Santo. Ele não vai agir onde há impureza.
Deus é Justo, ele não vai compactuar com a nenhum tipo de injustiça.

Povo de Deus, corrija os seus caminhos e procure a paz.
Não pratique e não tolere a mentira, a vaidade, a perversidade, violência, imoralidade...
Aplique o teu coração à verdade do Senhor que está na Bíblia Sagrada e não se deixe corromper. Busque o caminho reto, seja honesto (a) e íntegro (a)...
Não deixe os princípios santos por nada, não inverta os valores e não busque a transgressão. 
Ler a Bíblia para conhecer Deus e a sua vontade é um ótimo começo.

Isaías - Capítulo 60 

1 - LEVANTA-TE, RESPLANDECE, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti; 
2 - Porque eis que as trevas cobriram a terra e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo e a sua glória se verá sobre ti.

Como já disse neste post, o futuro dos salvos é brilhante.
O Deus de Israel é glorioso e a sua luz está sobre o seu povo. 

Isaías - Capítulo 64

1 - OH! SE fendesses os céus e descesses e os montes se escoassem de diante da tua face,
2 - (...) para fazeres notório o teu nome aos teus adversários e assim as nações tremessem da tua presença! 

3 - Quando fazias coisas terríveis, que nunca esperávamos, descias e os montes se escoavam diante da tua face.

4 - Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.

5 - Saíste ao encontro daquele que se alegrava e praticava justiça e dos que se lembram de ti nos teus caminhos; eis que te enfureceste, porque pecamos; neles há eternidade, para que sejamos salvos.

6 - Mas todos nós somos como o imundo e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam.

7 - E já ninguém há que invoque o teu nome, que se desperte, e te detenha; porque escondes de nós o teu rosto e nos fazes derreter, por causa das nossas iniquidades.

8 - Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro e todos nós a obra das tuas mãos.
9 - Não te enfureças tanto, ó Senhor, nem perpetuamente te lembres da iniquidade; olha, pois, nós te pedimos, todos nós somos o teu povo.

O nosso Deus a quem servimos hoje é o mesmo Deus de Abraão, de Moisés, de Israel... 
Ele se oculta para os seus inimigos mas se mostra para o seu povo com obras tremendas.
Todavia, a sua glória e o seu poder preenche céus e terra.
Um Deus que TRABALHA pelo seu povo, que luta e nos concede a vitória.
Um Deus que contempla e se agrada quando fazemos o certo mas que também se ira com o pecado que praticamos.
E então, a nossa justiça torna-se em nada...
O nosso trabalho e esforço não valem mais.

O que Isaías profetizou refletia a realidade do povo daquele tempo.
E hoje, também será que o Senhor não está com o rosto escondido de nós e nos deixando perecer por causa do pecado? 

O momento é agora: nos voltarmos para Deus e clamarmos por MISERICÓRDIA.
Pedir restauração de tudo o que foi destruído...
Ele ainda é nosso Deus e nosso Pai, foi ele quem nos criou e por isso é o único que pode nos mudar, se assim quisermos deixar o mau caminho.

Isaías - Capítulo 66

1 - ASSIM DIZ o Senhor: O céu é o meu trono e a terra o escabelo dos meus pés: Qual seria a casa que vós me edificaríeis? (...)
2 - Porque a minha mão fez todas estas coisas e assim todas elas foram feitas, diz o Senhor; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito e que treme diante da minha palavra.

10 - Regozijai-vos com Jerusalém e alegrai-vos por ela, vós todos os que a amais; enchei-vos por ela de alegria, todos o que por ela pranteastes; 

15 - Porque, eis que o Senhor virá com fogo (...) para tornar a sua ira em furor e a sua repreensão em chamas de fogo.

22 - Porque, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.

Em todo o livro do profeta Isaías nós podemos ver a repreensão do Senhor Deus e também o seu conforto para o seu povo.
Tudo o que o Senhor já fez por seu povo de Israel (incluindo Judá), ele pode fazer por nós e tudo o que ele cobrou desse povo, ele ainda cobra de nós.

Está registrado nas Sagradas Escrituras e chegou até nós porque precisamos dessas palavras.
Deus não muda. Ele julga o pecado e condena a idolatria.
O povo de Judá se perdeu por se deixar influenciar pelos costumes dos povos pagãos que adoravam falsos deuses e ainda levavam uma vida imprópria.
Judá começou a fazer o mesmo se esquecendo que tinha um Deus Santo e Forte, que fazia o impossível mas que também é zeloso pela sua palavra e exerce o justo juízo.

A quem o povo de Deus deve seguir? 
O que esse povo deve buscar? 
Na Bíblia, no livro de Isaías e nesta série nós temos as respostas. 


A série bíblica "Isaías" termina hoje mas você continua com a palavra de Deus em suas mãos.
Leia e releia Isaías sempre e leve essas lições para a sua vida.
Aprenda em primeiro lugar com DEUS, viva da forma que o agrada e então certamente você terá ELE contigo em todos os momentos e um futuro de luz e glória. 

"Exultai, ó céus e alegra-te, ó terra, e vós, montes, estalai com júbilo, porque o Senhor consolou o seu povo e dos seus aflitos se compadecerá.

Porém Sião diz: Já me desamparou o Senhor e o meu Senhor se esqueceu de mim.
Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.

Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim.
Os teus filhos pressurosamente virão, mas os teus destruidores e os teus assoladores sairão do meio de ti." 
(Isaías capítulo 49 - versículos 13 ao 17) 

Deus julga o seu povo e o restaura.
Ele não esquece de sua aliança. 

"Por um breve momento te deixei, mas com grandes misericórdias te recolherei; 
Com um pouco de ira escondi a minha face de ti por um momento; mas com benignidade eterna me compadecerei de ti, diz o Senhor, o teu Redentor.

Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará e toda a língua que se levantar contra ti em juízo tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor e a sua justiça que de mim procede, diz o Senhor." 
(Isaías capítulo 54 - versículos 7-8-17)

A palavra de Deus não é linda demais?
Imagine o profeta Isaías falando ao povo essas palavras, escrevendo...
Um profeta (verdadeiro) é um porta-voz de Deus para o povo.
E como vimos, Isaías falou a reis, a nações e povos. Ele transmitiu uma mensagem forte e verdadeira, que vinha de Javé, o Deus que salva. 

A série Isaías termina aqui. 
Até breve. 

Leia todos os posts da série: clique nos links abaixo


Obrigada por sua visita, indique este blog para outras pessoas. 


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SALMO 91 - LIVRAMENTO

A família de José

A família de Eli