Pular para o conteúdo principal

Para os jovens (parte 2)

No post anterior o versículo-tema foi "Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade,..." (Eclesiastes 12.1) e hoje vou falar com base em Eclesiastes 11.9-10, que se refere também aos jovens. Assim está escrito na santa palavra de Deus:

" Alegra-te,mancebo,na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos: sabe,porém, que por todas estas cousas te trará Deus a juízo."

" Afasta pois a ira do teu coração, e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade."

Como podemos observar, o versículo 9 começa falando das coisas que o mancebo ( que significa jovem), pode fazer. Ele pode alegrar-se, recrear o seu coração, andar pelos caminhos do seu coração e pela vista de seus olhos, ele pode fazer tudo isso, como quiser, fazer o que sentir vontade e muito mais, maaaaas Deus, o Criador de tudo, deixa um recado, deixa avisado: "sabe,porém, que por todas estas cousas te trará Deus a juízo".  Com isso, vemos que fazer tudo aquilo que sentimos vontade, seguir o nosso coração e se guiar pela nossa visão, não agrada a Deus, não é uma boa idéia. O nosso Criador e Senhor do Universo até deixa o homem, a mulher, o jovem livre para fazer o que quiser, Ele não impede ninguém de pecar, não obriga ninguém fazer a Sua vontade, mas, pela Sua palavra Ele deixa claro que todo pecado tem sua consequência e que temos que dar conta de nossas obras.

Para as pessoas que não conhecem a palavra de Deus ou conhecem mas não obedecem, o ser humano deve seguir o seu coração, deve satisfazer os seus desejos a qualquer custo, devem agradar a si mesmos, porém o Senhor não quer assim, sabe por quê? Porque ELE é o nosso Supremo Criador e como nosso Supremo Criador sabe o que é melhor pra gente, ELE é o DEUS Eterno, que sabe o que é bom e onde está o mal. O ser humano, por mais estudado e capacitado que seja, não sabe tudo, não tem poder sobrenatural, não pode saber do seu futuro, ou seja, possui limites, é limitado, por isso não deve seguir o seu próprio caminho, sem a direção de Deus, porque fatalmente esse caminho e essas obras  o levarão para um lugar nada agradável. Não dá para se guiar pelo nosso próprio coração porque ele é enganoso, sim o nosso próprio coração nos engana! O homem vê algo, seja lá o que for, e isso lhe atrai, lhe seduz, e ele imagina que é algo bom, que lhe trará felicidade, estabilidade financeira ou até mesmo segurança, mas só Deus sabe o que há por trás dessa oferta, só Deus sabe o destino final desse caminho. Não só o jovem, mas todos precisamos da luz divina da palavra de Deus para nos iluminar e nos guiar pelo caminho certo, que levará à vida. Não dá para ficar só, sem JESUS, a mercê das influências do mal, das ofertas do diabo porque ele está na terra para atrair as pessoas para o pecado (por fora uma embalagem muito bonita e sedutora), depois, distanciá-las de Deus e as levar para o inferno. Por isso é que no mundo em que vivemos existem tantas opções para o povo se entregar às vontades da carne, transgredindo assim a lei do Senhor, quando vc ver  essas coisas, que visam tão-somente ao prazer da carne como a prostituição, o adultério, a fornicação, a luxúria, a pervesão, a devassidão e outros, saiba que é o diabo que está atrás de tudo isso e quer seduzir as pessoas para levá-las consigo.

No versículo 10 diz para o jovem afastar a ira do coração e tirar o mal da sua carne, porque a adolescência e a juventude são vaidade, sim, porque essa fase da vida passa, é apenas uma fase, mas o que fazemos, os nossos atos, sejam eles bons ou ruins, vão nos acompanhar e um dia teremos que dar conta a Deus de todas as nossas obras e o juízo de Deus será para aqueles que transgrediram a Sua lei e tudo vai estar escrito e registrado nos livros, leia Apocalipse 20 versículos 11 ao 15.

O jovem deve lembrar que tem um Criador, deve voltar-se para ELE e fazer Sua vontade. Na Bíblia está escrito o plano de Deus para o homem e a vontade dEle é que sejamos livres, felizes e abençoados. A parte mais difícil já foi feita, ELE já enviou o Seu Único Filho para morrer em nosso lugar e nos salvar. JESUS abriu o caminho para chegarmos ao PAI, afinal ELE é o próprio caminho (João 14.6).

Para finalizar esta mensagem vou deixar aqui mais dois versículos, que por sinal encerram o livro de Eclesiastes ( capítulo 12. vers. 13-14):

" De tudo o  que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo o homem."
" Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom quer seja mau."

Aceite a Jesus como o teu Único e Suficiente Salvador hoje, amanhã pode ser tarde demais, não esqueça que só ELE salva e leva para o céu.
Que Deus continue falando em seu coração.

Postagens mais visitadas deste blog

SALMO 91 - LIVRAMENTO

Eu queria ter feito este post há 2 semanas mas não deu e no último fim de semana foi iniciado mas por problema técnico não foi possível finalizar. Hoje sim foi concluído graças a Deus. A luta é travada mas a obra de Deus não pode parar e tudo é para glória dele. Aqui no blog também já tem uma postagem sobre o Salmo 91, neste link , a palavra de Deus é a mesma, ela não muda, mas eu pensei em livramento e senti de escrever sobre isso novamente. Hoje vou colocar apenas alguns versículos porque o texto é bem conhecido e podemos lê-lo inteiro na Bíblia também. salmo 91: 1. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. 2. Dirá do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. 9. Porque o Senhor é o teu refúgio; o Altíssimo a tua habitação. 10. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. 14. Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu

A família de José

  [Série Bíblica: Família] Na segunda parte da série "Família" , vou falar sobre a família de José do Egito. Quando estava pensando nas famílias da Bíblia para colocar nesta série, vi que na verdade nenhuma família relatada nas escrituras era perfeita. E a realidade é essa: não existe família perfeita. Mas há um Deus que pode agir na vida das pessoas de uma forma maravilhosa e mudar os seus destinos, não importa o que tenha acontecido.  No post de hoje veremos parte da história de uma família onde aconteceram muitas coisas: boas e ruins e como as ações de seus integrantes se refletiram anos mais tarde.  Em primeiro lugar, a bíblia nos traz histórias de seres humanos normais como nós e podemos até mesmo nos identificar com seus comportamentos e atitudes.  E certamente a família de José tem muito a nos ensinar.  Então vamos...  José  José , era um dos 12 filhos de Jacó. Ele, junto com o caçula Benjamim, eram filhos da mesma mãe: Raquel, e eram os mais novos da família.  José,

SALMO 46 - A Fé Perfeita em Deus

" Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não será abalada: Deus a ajudará ao romper da manhã. As nações se embraveceram; os reinos moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu. ️O Senhor dos Exércitos está conosco: o Deus de Jaco é o nosso refúgio. Vinde, contemplai as obras do Senhor, que desolações tem feito na terra! Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra: quebra o arco e corta a lança: queima os carros no fogo. Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra. ️O Senhor dos Exércitos está conosco: o Deus de Jaco é o nosso refúgio. Aqui está a palavra do Senhor