Elias - Deus e o profeta

 Hoje é o dia de eu contar a história de um grande homem de Deus que viveu nesta terra e o Senhor fez grandes coisas por seu intermédio. 

Esta já é a quinta história (serão 10) da série "Histórias Bíblicas" e se você não leu o post anterior, sobre o rei Salomão, clique aqui.  

Saiba que a palavra de Deus é sempre atual para nós. Ele falou ontem, Ele fala hoje e mesmo a Bíblia sendo um livro imutável, o seu Autor fala conosco de várias formas e a cada vez tem algo novo para nos mostrar. 

E se você quer conhecer (ou reler) a história de um ser humano que viveu coisas fantásticas então Elias é a pessoa certa porque ele teve uma vida simplesmente incrível. Nós podemos ver que Elias não foi uma figura comum. Muito pelo contrário. Do começo ao fim, coisas maravilhosas aconteceram com ele.

Eu só vou colocar aqui algumas partes para nós vermos o que o Senhor quer nos transmitir com a história de Elias. Vamos lá? 

Tudo começa quando Elias, o profeta, vai até o rei de Israel chamado Acabe, e lhe transmite a palavra do Senhor: 

"ENTÃO ELIAS, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra." 

(I Reis 17.1) 

O rei Acabe não temia a Deus e estava voltado à idolatria de deuses de outros povos. O verdadeiro Deus ia tratar com ele e também com o seu povo de Israel que estava na desobediência. Então levantou o profeta Elias para anunciar a sua palavra. 

"Depois veio a ele a palavra do Senhor, dizendo: 

Retira-te daqui, vai para o oriente e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão. 

E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem. 

Então, fez conforme a palavra do Senhor e habitou junto ao ribeiro de Querite (...)

E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã; como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro."

(I Reis 17. 2 ao 6) 


Aqui vemos a providência de Deus na vida de Elias.  

Ele foi para outro lugar mas ainda assim, não lhe faltou nada. O Senhor usou até mesmo animais como os corvos para levaram mantimento ao seu servo. 

Imagine: Deus falar com uma ave e ela obedecer e fazer direitinho: isso é sobrenatural. 

Elias e Acabe 

Agora pense que o povo de Israel mesmo tendo um Deus tão grande e maravilhoso para servir, ainda deixava se seduzir por outros deuses, que na verdade nem eram deuses mas recebiam adoração. 

Então um dia aconteceu isso: 

"E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe: És tu o perturbador de Israel? 

Então disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do Senhor e seguistes a Baalim.

Agora, pois, manda reunir-se a mim todo o Israel no monte Carmelo; como também os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas de Asera, que comem da mesa de Jezabel. 


Então Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu. 

Então disse Elias ao povo: Só eu fiquei por profeta do Senhor e os profetas de Baal são quatrocentos e cinquenta homens. 

Então invocai o nome do vosso deus e eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra."

(I Reis 18. 17 em diante)

Os profetas de Baal:

"E tomaram o bezerro que lhes dera, o prepararam e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até o meio dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém nem havia voz, nem quem respondesse; e saltavam sobre o altar que tinham feito.

E eles clamavam em altas vozes e se retalhavam com facas e com lancetas, conforme ao seu costume, até derramarem sangue sobre si. 

E sucedeu que, passado o meio dia, profetizaram eles, até que a oferta de manjares se oferecesse; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma."

(I Reis 18. 26,28,29) 

O profeta de Deus: 

"Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; então restaurou o altar do Senhor, que estava quebrado. 

Sucedeu pois que, oferecendo-se a oferta de manjares, o profeta Elias se chegou e disse: Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, que eu sou teu servo e que conforme a tua palavra fiz todas estas coisas. 

Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus e que tu fizeste voltar o seu coração. 

Então caiu fogo do Senhor e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras, o pó e ainda lambeu a água que estava no rego. 

O que vendo todo o povo, caíram sobre seus rostos e disseram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus! 

Aqui vemos, com este acontecimento, a diferença entre adorar o Deus verdadeiro e adorar um deus falso, que não existe. 

Se você acreditar em algo ou em alguém em substituição à Deus, pode ter certeza que um dia, você ficará muito decepcionado ou decepcionada. Quando você mais precisar, esse "deus", não te atenderá. 

Agora, quem serve ao Senhor, nunca se decepciona. Ele pode responder das mais variadas formas, inclusive com fogo. 


Elias, por não deixar o Deus verdadeiro, acabou por adquirir vários inimigos, entre eles, o rei Acabe e sua esposa muito má, a rainha Jezabel. 

Ao saber da derrota de seus profetas, ela ficou furiosa com Elias e o ameaçou de morte. (I Reis 19.1-2).

O profeta de Deus teve que fugir mas não ficou só. (I Reis 19. 3 ao 8).

Ele recebeu a visita de um anjo do Senhor que lhe levou comida e água e ainda depois, o Senhor lhe apareceu. 

Elias passou por momentos difíceis sim. Ele ficou sozinho, teve medo, ficou desanimado e até mesmo quis morrer. Mas o Deus de Elias nunca iria abandoná-lo à própria sorte pois estamos falando de um DEUS QUE É FIEL.

E se você é fiel a Ele, pode ter certeza, Ele estará contigo até o fim e irá lhe prover tudo o que precisar. 

Homem de Deus

"E DEPOIS da morte de Acabe, Moabe se rebelou contra Israel. 

E caiu Acazias pelas grades de um quarto alto, que tinha em Samaria e adoeceu; então, enviou mensageiros para consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom, se sararia daquela doença.

Mas o anjo do Senhor disse a Elias, o tisbita: Levanta-te, sobe para te encontrares com os mensageiros do rei de Samaria, e dize-lhes: Porventura não há Deus em Israel, para irdes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom? 

E por isso assim diz o Senhor: Da cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás. Então Elias partiu. 

Então o rei lhe enviou um capitão de cinquenta; e, subindo a ele (porque eis que estava assentado no cume do monte), disse-lhe: Homem de Deus o rei diz: Desce.

Mas Elias respondeu e disse ao capitão de cinquenta: Se eu, pois, sou homem de Deus, desça fogo do céu e te consuma a ti e aos teus cinquenta. Então, fogo desceu do céu e consumiu a ele e aos seus cinquenta.

E tornou o rei a enviar-lhe outro capitão de cinquenta, com os seus cinquenta; ele lhe respondeu, dizendo: Homem de Deus, assim diz o rei: Desce depressa.

E respondeu Elias: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu e te consuma a ti e aos teus cinquenta. Então o fogo de Deus desceu do céu e o consumiu a ele e aos seus cinquenta.

Assim, pois, morreu, conforme a palavra do Senhor, que Elias falara; (...)"

(II Reis 1) 

Estamos vendo a história real de um verdadeiro homem de Deus.

Que não deixou a sua fé e não se vendeu por nada.

Ele profetizou para reis, ele falou para o povo e tudo conforme o Senhor lhe tinha mandado.

Então, é deste jeito que acontece: se é de Deus, se cumpre. Se não é de Deus, nada acontece.

Deus chama Elias

Agora veremos como foi o fim da jornada terrena do profeta Elias.

"SUCEDEU QUE, quando o Senhor estava para elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu de Gilgal com Eliseu.

Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim.

E disse: Coisa difícil pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará, porém, se não, não se fará. 

E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. 


O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; então, pegando as suas vestes, rasgou-as em duas partes.

Também tomou a capa de Elias, que dele caíra; retornou e parou à margem do Jordão.

E tomou a capa de Elias, que dele caíra, feriu as águas e disse: Onde está o Senhor Deus de Elias? Quando feriu as águas elas se dividiram de um ao outro lado e Eliseu passou."

(II Reis 2. 1 ao 14)

Chegando ao fim desta história e nós vimos que o fogo divino esteve presente na vida do profeta Elias em vários momentos não é mesmo? Inclusive em sua partida. Isso é tremendo e não é para qualquer um não. 

Deus faz isso e age de modo sobrenatural na vida daqueles que têm aliança com Ele e que não quebram esse pacto.

O que nós aprendemos com a vida de Elias? 

O que ele demonstrou ter e ser para agradar ao Senhor? 

Obediência; coragem; fidelidade; zelo pelas coisas de Deus.

"E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele e lhe disse: Que fazes aqui Elias?

E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, mataram os teus profetas à espada e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem."

(I Reis 19. 9-10) 

Fiquemos com esta palavra.

Elias foi perseguido, ficou sozinho e não podia contar com ninguém. Porém uma coisa ele não perdeu:

o zelo pelo seu Deus. Mesmo o povo, do qual ele fazia parte, deixando o Senhor e matando os seus profetas, Elias não desistiu e nos momentos de fraqueza, recebeu o amparo e o conforto divino.

E nós, nos dias de hoje, de qual lado estamos? 

Veja a situação da igreja atual, perseguição aos cristãos, quebra do pacto com o Deus verdadeiro...

Podemos escolher: ficamos com "Baal" e tudo o que ele representa, ou ficamos com o Deus verdadeiro? 

Não se esqueça: o Deus de Elias é o nosso também e ainda: o único Deus verdadeiro que há.

Se lhe obedecermos e formos fiéis e zelosos com a sua palavra, tudo vai se cumprir em nossa vida. As melhores coisas e as maiores vitórias acontecerão. Ele vai responder a todas nossas orações e todos verão que só o Senhor é Deus.

Portanto: Faça a diferença nesta terra

Esta é a palavra do Senhor para nós no dia de hoje. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SALMO 91 - LIVRAMENTO

A família de José

A família de Eli