Pular para o conteúdo principal

Há esperança... Deus é Fiel

 [ Mensagem ] 

"Ouvi, Senhor, a tua palavra e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia. 

Deus veio de Temã e do monte de Parã o Santo. A sua glória cobriu os céus e a terra encheu-se do seu louvor. 

E o resplendor se fez como a luz, raios brilhantes saíam da sua mão... 

Adiante dele ia a peste e brasas ardentes saíam dos seus passos.

Parou e mediu a terra; olhou e separou as nações; os montes perpétuos foram esmiuçados; os outeiros eternos se abateram, porque os caminhos eternos lhe pertencem.

Acaso é contra os rios, Senhor, que estás irado? É contra os ribeiros a tua ira, ou contra o mar o teu furor, visto que andas montado sobre os teus cavalos e nos teus carros de salvação? 

Os montes te viram e tremeram; a inundação das águas passou; (...) 

O sol e a lua pararam nas suas moradas; andaram à luz das tuas flechas (...) 

Com indignação marchaste pela terra, com ira trilhaste as nações.

Tu saíste para salvação do teu povo, para salvação do teu ungido; (...) 

Tu com os teus cavalos marchaste pelo mar...

Ouvindo-o eu, o meu ventre se comoveu, à sua voz tremeram os meus lábios; entrou a podridão nos meus ossos e estremeci dentro de mim;" (...) 


                                                 Imagem de Daniel Reche por Pixabay 


O profeta Habacuque vivia um momento difícil. Ele estava vendo muitas coisas erradas acontecendo e parecia que Deus não se importava com isso.

Então, Habacuque resolveu falar com Deus e questioná-lo acerca de seu silêncio sobre todo o mal que estava ocorrendo na terra.

O profeta temia também pelo futuro de seu povo e ele sabia que o julgamento divino (por causa dos pecados), estava próximo.

Habacuque falou com Deus e em seguida Deus falou com ele.

E essa resposta divina só nos prova como o Senhor é FIEL.

Ainda que em certos momentos não pareça, mas o Senhor, é um Deus que vê, que ouve e que sabe de tudo. 

Ele contempla o bem e o mal e há de julgar os pecadores.

Da justiça e fidelidade de Deus NUNCA tenha dúvidas.

O Senhor entende sim nossa tristeza e compreende que temos dúvidas. Ele sabe também quando chegamos ao ponto de perder a esperança... 

Isso é normal, pois somos seres humanos. Mas ele é Deus, e para Deus, não há limites. 

Nós vimos, nos versículos acima, que depois de Habacuque ter tido uma conversa com o Criador, ele estava agora confortado e confiante na grandeza divina.

Sim, grandeza divina. O Deus que tem todo o controle sobre a sua criação, age na natureza, porventura não tem o poder para agir por nós e nos dar a vitória? 


Mas, para que isso aconteça, o que devemos fazer? 

Podemos fazer como Habacuque fez: 

1 - Falar com Deus (expor a ele nossas dúvidas, angústias e temores) 

2 - Ouvir a Deus (certamente ele nos responderá) 

3 - Confiar no Senhor e se alegrar (certamente ele agirá) 


Quando o profeta ouviu o Senhor, ele temeu. Por que temeu? Porque reconheceu Deus como o SENHOR.

Ao ouvirmos ou lermos a palavra divina, iremos adquirir temor e confiança.

Habacuque sabendo da condição decadente em que se encontrava o povo judeu, ele então aproveita e pede ao Senhor que "avive a sua obra", ou seja, que ela seja restaurada. 

"na tua ira lembra-te da misericórdia" - mesmo em meio ao julgamento divino, podemos recorrer à misericórdia do Senhor.

Sabendo, portanto, que temos um Deus assim, tão tremendo e maravilhoso, só nos resta confiar, MESMO que a situação esteja caótica.

AINDA que as circunstâncias não sejam boas... 

Acredite: DEUS É FIEL E BOM


"no dia da angústia descansarei...

Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas e nos currais não haja gado; 

Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.

JEOVÁ, o Senhor, é a minha força, o qual faz os meus pés como os das cervas e me faz andar nas alturas." 

(Citações do livro de Habacuque capítulo 3 - "A oração de Habacuque") 


A oração do profeta e a resposta de Deus estão nos capítulos 1 e 2 de Habacuque.


L E I A  A  B Í B L I A 

JESUS TE AMA 

COMPARTILHE ESTA MENSAGEM

OBRIGADA.



Postagens mais visitadas deste blog

SALMO 91 - LIVRAMENTO

Eu queria ter feito este post há 2 semanas mas não deu e no último fim de semana foi iniciado mas por problema técnico não foi possível finalizar. Hoje sim foi concluído graças a Deus. A luta é travada mas a obra de Deus não pode parar e tudo é para glória dele. Aqui no blog também já tem uma postagem sobre o Salmo 91, neste link , a palavra de Deus é a mesma, ela não muda, mas eu pensei em livramento e senti de escrever sobre isso novamente. Hoje vou colocar apenas alguns versículos porque o texto é bem conhecido e podemos lê-lo inteiro na Bíblia também. salmo 91: 1. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. 2. Dirá do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. 9. Porque o Senhor é o teu refúgio; o Altíssimo a tua habitação. 10. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. 14. Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu

A família de José

  [Série Bíblica: Família] Na segunda parte da série "Família" , vou falar sobre a família de José do Egito. Quando estava pensando nas famílias da Bíblia para colocar nesta série, vi que na verdade nenhuma família relatada nas escrituras era perfeita. E a realidade é essa: não existe família perfeita. Mas há um Deus que pode agir na vida das pessoas de uma forma maravilhosa e mudar os seus destinos, não importa o que tenha acontecido.  No post de hoje veremos parte da história de uma família onde aconteceram muitas coisas: boas e ruins e como as ações de seus integrantes se refletiram anos mais tarde.  Em primeiro lugar, a bíblia nos traz histórias de seres humanos normais como nós e podemos até mesmo nos identificar com seus comportamentos e atitudes.  E certamente a família de José tem muito a nos ensinar.  Então vamos...  José  José , era um dos 12 filhos de Jacó. Ele, junto com o caçula Benjamim, eram filhos da mesma mãe: Raquel, e eram os mais novos da família.  José,

SALMO 46 - A Fé Perfeita em Deus

" Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não será abalada: Deus a ajudará ao romper da manhã. As nações se embraveceram; os reinos moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu. ️O Senhor dos Exércitos está conosco: o Deus de Jaco é o nosso refúgio. Vinde, contemplai as obras do Senhor, que desolações tem feito na terra! Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra: quebra o arco e corta a lança: queima os carros no fogo. Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra. ️O Senhor dos Exércitos está conosco: o Deus de Jaco é o nosso refúgio. Aqui está a palavra do Senhor